23/01/2019 — Texto: Nathalia Moraes | Fotos: Divulgação

A designer de produto, Ana Wasen, traz dicas sobre o estilo que utiliza madeiras, tijolos, metal e concreto de forma despojada e moderna

Apesar de ter nascido há algumas décadas, o estilo industrial ainda inspira muitas pessoas na hora de escolher como decorar um ambiente. A tendência começou a se popularizar entre as décadas de 1950 e 1970, e é inspirada nos galpões da cidade de Nova Iorque que, naquela época, começaram a ser vendidos como apartamentos residenciais.

Ana Wasen, designer de produto responsável pela curadoria do +Design da MadeiraMadeira, explica que esse tipo de decoração combina e brinca com elementos sofisticados e rústicos, uma vez que utiliza basicamente madeira, metal e concreto, além de deixar tijolos e tubulações aparentes. “Para trazer o estilo das fábricas para dentro de casa a dica é usar elementos metálicos, madeiras com acabamentos mais inacabados e apostar nas cores cinza e preto, e alguns artigos coloridos como pontos de destaque”.

Essa tendência já é realidade em diversos imóveis das grandes cidades brasileiras, mas também é perfeitamente aplicável em outros ambientes. Confira algumas dicas:

Pendentes

É impossível falar de decoração industrial sem pensar em pendentes. Na cozinha, no quarto ou na sala, eles são marcas registradas do estilo. Abuse dos pontos de luz pendentes que são fundamentais para dar o clima urbano que essa tendência reproduz.

Móveis em madeira

A madeira também é um elemento que remete às fábricas americanas antigas. É possível utilizar os móveis mais sóbrios e até os mais modernos e lúdicos. Abuse da madeira nos racks, bancadas, aparadores e até nos objetos de decoração.

Tijolos, cimento e concreto

Se a estrutura da casa é feita de tijolos maciços, aproveite e deixe à mostra. A dica é remover todo o reboco e depois passar resina para proteger. Se o ambiente for pequeno, pinte com uma camada rala de tinta branca, tirando o excesso com um pedaço de pano. Também dá para investir em uma pintura que remete ao concreto ou em revestimentos que imitam madeira ou o próprio tijolinho aparente.

Cadeiras diversas

Neste estilo é muito comum utilizar móveis funcionais a favor da decoração. Escolha cadeiras em tons metálicos, estruturas de ferro e madeira. Bancos altos ou banquetas, esses materiais também dão o tom urbano e despojado que a decoração industrial pede.

Reaproveite materiais

O reaproveitamento de materiais também é uma característica comum da decoração industrial, desde cadeiras antigas de metal a tonéis de cerveja. Esse é um tipo de decoração que permite mesclar elementos e dar novas funcionalidades a cada um deles.

Saiba mais em www.madeiramadeira.com.br/design