30/01/2021 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Carlos Piratininga

Ousar nas cores e nas combinações pode transformar os ambientes da casa e garantir aos moradores uma decoração com personalidade

O emprego de cores vibrantes tem o poder de transformar, combinando com personalidades marcantes. Porém, antes de sair colocando esses tons em todos os lugares, é importante ter algumas questões em mente. “As tonalidades se equilibram? De que forma? Existem outras cores no espaço? O que o morador quer transmitir? A intenção é destacar ou camuflar?”, são algumas listadas pela arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome.





Antes de especificar essas tonalidades em projetos, a profissional afirma que passa pela etapa de conhecer muito bem os seus clientes. “No dia a dia vou percebendo as preferências dos futuros moradores. Nas projeções 3D insiro algumas cores e observo as reações. É essencial compreender o jeito de cada um”, explica.

Porém como conseguir o equilíbrio? A resposta pode parecer complicada, mas com a utilização do círculo cromático tudo fica mais simples. Ele apresenta 12 cores dispostas lado a lado e divididas seguindo a tonalidade. A classificação mostra como podem ser misturadas: cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, complementares, frias e quentes, neutras e monocromia. “O material está disponível na internet e pode ser consultado na hora de escolher os elementos”, diz Cristiane Schiavoni.

Outra técnica para balancear é usar componentes que, muitas vezes, são considerados neutros como madeira, tecidos e até mesmo o branco. Esse último, dependendo da situação, funcionará mais como um meio de destacar os tons vibrantes do que os suavizar.

“Quando falamos de cores vibrantes e decoração com personalidade, é essencial seguir seu estilo, sem esquecer da harmonia cromática nos ambientes. Eu sempre digo que não existe feio ou bonito, brega ou chique, mas sim projeto coerente ou incoerente”, finaliza a profissional.

Quer mais informações? Acesse www.cristianeschiavoni.com.br ou Instagram @cristianeschiavoni