07/08/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Daniel Lee

Localizado no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo, o apartamento precisava ser prático e muito confortável para receber o casal de avós que mora no interior, mas adora visitar a neta na capital paulista

O desafio desse projeto era fazer algo durável para não precisar de muita manutenção e que ao mesmo tempo fosse acolhedor e amplo. As arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura, são especialistas em apartamentos pequenos e souberam aproveitar todos os espaços disponíveis e criaram um lar aconchegante e muito funcional.

A cor branca foi eleita para predominar todos os cantos da casa. “O branco é um ótimo tom para ambientes pequenos e integrados, já que traz a ideia de amplitude”, explica Elisa Ju. Além disso, as profissionais investiram bastante em mobiliários sob medida, para conseguir explorar cada centímetro de uma maneira funcional e criativa.  “O grande erro ao projetar um estúdio ou um apartamento pequeno é tentar colocar móveis sem planejamento, por exemplo, um sofá maior ou um rack, cada item precisa ser pensado para aquele espaço”, aconselha Bianca Atalla.

A área social desse apartamento ganhou as mesmas cores nos móveis e o mesmo revestimento em todos os espaços. O home office ficou ao lado da cozinha e do móvel da sala de estar sem atravancar o caminho e sem pesar na decoração. A marcenaria funcional e inteligente é uma ferramenta muito poderosa em apartamentos com pequena metragem. Nesse caso foi criado um móvel principal do projeto, que de um lado é uma bancada de café da manhã que se transforma no rack da TV e na sua outra extremidade uma mesa de jantar.

Já do outro lado da parede, se encontra a cozinha que compacta tem armários para guardar os utensílios necessários para cozinha e logo ao lado temos a área de serviço, ao mesmo tempo em que é integrada, ela tem uma divisória com uma parede translúcida.

Os móveis da sala de estar acompanham toda a paleta de tons neutros. Uma dica valiosa das arquitetas é sempre que tiver pouco espaço disponível meça o tamanho antes de comprar móveis.  O resultado pode ser muito satisfatório ou ser um verdadeiro caos.

O quarto de casal, que também tem pouco espaço disponível ganhou um espelho na lateral para ajudar na ideia de um ambiente maior e acolhedor.

Para saber mais, acesse: www.instagram.com/oliva.arquitetura