06/12/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: João Ribeiro

O quarto não precisa ser usado apenas na hora de dormir: ele pode ser um refúgio de paz e cumprir diversas funções. Confira as dicas para modernizar esse ambiente!

O quarto é um dos ambientes mais especiais e importantes de um lar, uma vez que é nesse espaço que recarregamos as energias e conseguimos relaxar. Assim, ele assume o papel do universo particular de cada pessoa, onde ela pode se ouvir, se enxergar e dormir em paz. Trazer personalidade é essencial, mas como fazê-lo se tornar um cantinho tranquilo, que ao mesmo tempo seja moderno e claro, que tenha também uma decoração econômica?

Pensando nesses três pilares, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, reuniram cinco dicas criativas para um quarto moderno com a cara do morador e que não seja custoso.

1- Revista as paredes

A primeira dica é: que tal revestir as paredes? Existem muitas possibilidades no mercado, entre as principais: papel de parede, adesivo, tinta ou revestimentos. Apesar de essa última alternativa ser um pouco mais trabalhosa e cara, é possível escolher um modelo que não pese no bolso.

A proposta era criar um ambiente com uma atmosfera tranquila e com estilo moderno e tropical. Para isso, as profissionais promoveram uma combinação do adesivo com desenho de folhagens coloridas da Stickdecor e a inspiração da madeira representada pela aplicação do vinílico na parede, piso e no teto. Pensando no contraste de tons, materiais e texturas, a dupla elegeu o revestimento cimentício da Rerthy. O modelo destaca o efeito 3D, e ainda faz vez de uma cabeceira.

2- Marcenaria sob medida

Agora, para aqueles que possuem um quarto pequeno ou querem explorar cada centímetro dele, a marcenaria sob medida é com certeza um dos pontos em que se deve investir – principalmente no caso de um armário. Essa dica, além de atender as suas necessidades – como tamanho das gavetas e espaços pensados para o perfil de quem usa – os armários sob medida durarão a vida inteira. “Mesmo que o seu budget seja curto, vale a pena apostar em uma marcenaria planejada. A minha dica é investir em vários orçamentos, para que consiga avaliar a qualidade e o custo de cada local. Assim, é possível decidir com mais propriedade a escolha da empresa”, indica Danielle.

3- Roupa de cama

Mesmo que seja uma mudança simples, trocar a roupa de cama é um daqueles truques que irá fazer total diferença no estilo do seu quarto – seja ele de solteiro, casal ou infantil.  A sugestão das arquitetas é: escolha um material gostoso, como o algodão, e que seja fácil de lavar. Para não correr risco de errar, escolha um lençol neutro, e se optar por usar uma colcha siga o mesmo raciocínio do lençol. Já para as fronhas e almofadas, é possível apostar em cores – o importante é priorizar as que já estejam presentes no restante da decoração.

O verde pastel é uma tendência das grandes feiras internacionais de arquitetura e decoração. Ele ainda traz uma sensação de acolhimento e dá um toque moderno ao quarto. Para completar, as arquitetas compuseram a roupa de cama com duas lindas capas de almofadas com estampas de pássaros.

4- Home Office no quarto

O quarto é um lugar silencioso, confortável e permite que você simplesmente feche a porta para trabalhar. Por isso, uma sugestão de funcionalidade para o aposento é criar um home office, onde é possível desenvolver suas tarefas no conforto do seu lar e em um espaço preparado e organizado para isso.

Para criar um home office basta uma mesa e uma cadeira confortável. Incrementar e decorar a área com uma luminária e objetos pode deixa-lo mais aconchegante e agradável de se estar.

5- Cantinho da Leitura

A última dica é ter um espaço para descansar, ler ou ouvir música, afinal, isso faz toda a diferença depois de um dia cansativo. E quem pensa que é preciso ter um lugar grande para isso, se engana. Se o seu quarto tiver um espacinho livre, crie a sua área. Ela pode ter uma cadeira confortável, uma poltrona ou quem sabe um pufe. Um cestinho para guardar mantas e uma luminária de piso trazem todo aconchego necessário.

Para saber mais, acesse: www.instagram.com/dantaspassos.arquitetura