A CasaCor Rio 2022 vai até o dia 26 de junho no Instituto Brando Barbosa, Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Veja mais alguns ambientes:

Um refúgio de paz e acolhimento dentro de casa, perfeito para recarregar as energias e esquecer a vida agitada lá fora, com direito a fragrância desenvolvida exclusivamente para o ambiente e trilha sonora pensada para o visitante entrar logo no clima. Essa é a proposta do SPA URBANO, projetado pelos arquitetos Cadé Marino, Thiago Morsch e Michelle Wilkinson, do escritório UP3 Arquitetura, na varanda do segundo andar da casa principal. (Fotos: Denilson Machado)


Projetado pelo escritório Bezamat Arquitetura, TEMPO DA ALMA é, como o próprio nome sugere, um espaço pensado a partir do hiato temporal que vivemos nos últimos dois anos. Em uma área coberta integrada ao jardim, que totaliza 82 m², a arquiteta Cristina Bezamat criou um estar íntimo que propõe uma pausa momentânea para relaxar, renovar a alma e recarregar as energias neste retorno ao tempo cronológico fugaz e veloz, anterior à pandemia. (Fotos: Denilson Machado)


A VARANDA DO CHAFARIZ, projetada pela paisagista Anna Luiza Rothier, é um espaço funcional a céu aberto, com 40m², ligeiramente protegido da chuva por ombrelones, que também poderá ser usado pelos visitantes ao final da CasaCor Rio 2022, já que a propriedade vai se tornar um centro de estudos e conferências. “Como a varanda é vizinha à copa funcional da casa, será o local perfeito para sediar coffee breaks durante palestras e cursos, conversas informais, lanches rápidos e até almoços para pequenos grupos”, acredita ela. (Fotos: Juliano Colodeti)


Com 40m², a SUÍTE DAS NUVENS assinada pela arquiteta Ana Lúcia Jucá tira partido da arquitetura original da casa principal (erguida em 1860) para propor um décor contemporâneo com um “pé no passado”, recheado de móveis brasileiros de design assinado e obras de arte de artistas nacionais que estão em evidência na atualidade. Como o espaço é tombado, entramos no clima do estilo clássico europeu existente, tão elegante e atemporal, acrescentamos boiseries nas paredes e sancas no teto e trouxemos esses elementos ricos em detalhes para os dias de hoje, criando um espaço claro, leve e, acima de tudo, extremamente acolhedor, diz Jucá. “Neste novo contexto, os azulejos portugueses antigos do banheiro agora convivem em perfeita harmonia com metais pretos, geralmente associados ao estilo industrial”, exemplifica ela. (Fotos: Juliano Colodeti)

CasaCor Rio 2022 – www.casacor.abril.com.br

Instituto Brando Barbosa – Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico – de 27 de abril a 26 de junho de 2022 – de terça a sexta, das 12h às 21h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 21h