Casa Loft foi criada para receber o público, mas inclui também estações de trabalho, cabines para reuniões, além de áreas de estar e convivência

escritório de arquitetura, engenharia e design IT’S Informov realizou um novo desafio: o projeto da Casa Loft. O objetivo era criar um espaço aberto ao público para a Loft, plataforma digital facilitadora de compra e venda de imóveis. Eles ainda não tinham algo do gênero e precisavam de um projeto inovador, marcante e ao mesmo tempo descomplicado, que traduzisse as características de uma marca que visa facilitar a vida dos clientes, sendo atual, arrojada, digital e informal. Precisavam de um espaço que traduzisse isso para seus consumidores, fazendo com que se sentissem “em casa”.

A startup, fundada em 2018, já conquistou um grande destaque no mercado imobiliário ao unir tecnologia à venda imobiliária, oferecendo visitas virtuais e acompanhamento de todo o processo de compra de um imóvel, desde a escolha até a mudança, passando pelo projeto arquitetônico e reforma.

“Nosso desafio era materializar a experiência do digital na vivência e imersão da marca, de forma acolhedora e humana”, resume Nara Grossi, arquiteta da IT’S Informov, responsável pelo projeto. Tudo foi pensado para combinar com as características da marca: moderna, inovadora, tecnológica, descontraída, jovem e, acima de tudo, preocupada com o cliente.

O local que recebeu a Casa Loft é uma casa com dois pavimentos e cobertura. Foi necessário reconfigurar o espaço para se adequar às novas necessidades, mas, curiosamente, pouco foi demolido. De acordo com Nara, foi necessário fazer a “inserção de novos volumes e elementos que trazem uma nova vivência espacial, criando um novo percurso de ocupação. A percepção de unidade e conexão entre os pavimentos foi uma premissa importante para o projeto“.

Originalmente, o espaço tinha forma octogonal, o que foi alterado por meio de novos planos inclinados que definem os ambientes e guiam a circulação de forma dinâmica. Para complementar os planos verticais já existentes, a IT’S incluiu linhas de piso no projeto que reforçam o ritmo e o desenho desse percurso.

Embora seja aberta ao público, a Casa Loft possui áreas de reunião e espaço para os colaboradores da Loft no térreo. Além disso, no segundo pavimento há uma área de customização para os clientes além de cápsulas para reuniões. Este local conta uma grande janela com vista para a rua, além de uma abertura na cobertura, que garante a entrada de muita luz natural durante o dia. A cobertura inclui ainda espaços para encontros mais informais, como café e lounge, seguindo o novo percurso criado especialmente neste projeto, que traduziu o DNA inovador e jovem da empresa.

“As linhas do piso vão até a cobertura, expandindo-se para as novas portas de correr e a marquise metálica vazada, que criam uma composição bonita de luz e sombra quando o sol aparece”, descreve Nara. Para aproveitar este cenário, foram instalados bancos com guarda sol, além de mesas semi-circulares, balcões de atendimento e mesas de trabalho. Estes móveis foram desenvolvidos exclusivamente para a Casa Loft, que recebeu customização quase total das peças utilizadas.

O espaço é caracterizado pela forte presença do verde também. “Madeira, metal e tela metálica expandida são os elementos que compõem o conjunto. Tudo isso cercado de muitas plantas, tanto em vasos distribuídos por todo o espaço, quanto incorporadas ao mobiliário”, explica a arquiteta.

Outro detalhe especial é a fachada, que também sofreu mudanças. Originalmente ela era composta de pintura de concreto e vidro espelhado, mas recebeu um novo revestimento aplicado em alumínio branco vazado. “Dessa forma conseguimos trazer unidade e ressignificar a fachada em proposta alinhada com o conceito do projeto”, afirma Nara.

Para saber mais, acesse: www.loft.com.br e www.itsinformov.com.br