22/02/2018 — Texto: Agência Caro | Fotos: Divulgação

A dificuldade nunca é medida pela metragem do apartamento, mas sim pela falta de otimização daquilo que possuímos.

Seja o espaço ou até mesmo a oportunidade de decoração e pinturas. O tamanho do apartamento não limita o quanto podemos deixá-lo com cara de lar e aconchego. Atualmente, de acordo com o arquiteto Thiago Papadopoli, a tendência é de morarmos em espaços cada vez menores, isso envolve praticidade.

Embora exista limitação de espaço, há uma extensa gama de possibilidades para deixar tudo organizado e bem estruturado. Por exemplo, a forma de dividir um ambiente do outro.

“Podemos realizar essa divisão sem propriamente levantar paredes, elas podem ser feitas com os próprios móveis, podendo chamar de ambiente integrado”, explica o arquiteto.

Como é o caso dessa sala, onde a divisão dos ambientes é muito bem visualizada apenas pelo posicionamento do sofá com a bancada.

Ou desse apartamento, onde a sala, copa e cozinha estão integradas, porém bem distribuídas de acordo com o posicionamento dos móveis.

Outra possibilidade para otimização dos apartamentos pequenos é o uso dos espelhos, eles amplificam o local dando sensação de que são maiores do que realmente são. Além disso, também colaboram para o design contemporâneo do resultado final.

Os objetos feitos sob medida ajudam para a valorização de espaço. Existem móveis que se escondem e se revelam conforme a necessidade do morador, como é o caso desse home office que também é uma estante.

As cores claras para paredes também dão sensação de amplitude, sendo assim, os tons mais escuros podem ser usados na decoração, como almofadas, vasos e o que for da preferência do proprietário.

Trabalhar com as cores pode ajudar a melhorar a sensação em um apartamento, não necessariamente precisamos usar apenas cores claras, mas devemos saber como utilizar as cores escuras. Como exemplifica Papadopoli, “elas podem ser aplicadas em objetos, quadros, gravuras, almofadas e aí usamos cores claras nas paredes ou, diferente do que todos acreditam, podemos usar as cores escuras nas paredes, por exemplo em uma parede só, no fundo e o restante em um tom menor, que irá aumentar o ambiente”.

Ainda que os espaços sejam pequenos, podem ser otimizados com uma boa disposição dos móveis e decoração. Cada cômodo da casa deve ser pensado conforme a necessidade e gosto do morador, lembrando que estes desejos não são utópicos quando bem projetados.

www.thiagopapadopoli.com.br