20/12/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Divulgação

Esta barbearia, localizada no bairro da Mooca - SP, com o tema “Barba, Cabelo e Histórias”, tinha a intenção de recriar a atmosfera acolhedora das residências do filme “Forrest Gump”, mas com uma abordagem mais masculina, que atendesse o seu público

Este foi o caminho adotado para o desenvolvimento do conceito desse projeto, assinado pelo escritório André Viana Arquitetura, que propôs resgatar o aconchego típico das residências do campo, a partir da releitura de alguns elementos bucólicos, típicos dessas residências, com uma abordagem mais sofisticada, para criar um espaço mais acolhedor para os clientes desse novo estabelecimento.

A mesma preocupação reflete no Pub, localizado no pavimento inferior do imóvel, se tornando um lugar de espera confortável para os clientes.

Segundo o escritório responsável, o maior desafio deste projeto seria atender às exigências de uma obra que já se encontrava em andamento, sem interferir no cronograma de atividades, e ainda atender à data do evento de inauguração, que aconteceria em quinze dias.

A solução encontrada foi investir em um projeto de iluminação adequado, na escolha de cores acolhedoras e garimpo de mobiliários disponíveis para pronta entrega, que juntos recriassem o tipo de ambiente desejado pelos clientes. Também era necessário que essas soluções compusessem com o material técnico de barbearia, em estilo vintage, já adquiridos pelos proprietários.

Os móveis em estilo country e vintage cuidadosamente selecionados e o banco Rancho foram importantes na criação desse cenário e permitiram fazer essa releitura sofisticada da “casa de campo”, que contou também com um paisagismo em palmeiras Raphis.

O uso de uma iluminação mais branda e planejada, com pendentes e lâmpadas de temperatura de cor quente (luz amarela), foi fundamental para tornar os espaços mais acolhedores, com tamanho e pé direito muito grandes para esse tipo de estabelecimento e dar o destaque desejado a cada cantinho da barbearia, valorizando os elementos escolhidos para comporem o projeto.

O toque final foi a adoção das cores Prata Envelhecido e Cinza Asfalto que por serem mais escuras, criaram uma sensação de intimidade nos ambientes e que, junto com a iluminação, aumentaram a sensação de aconchego proporcionados pelos móveis e materiais escolhidos.

Para saber mais, acesse: www.andreviana.com.br