A reforma conta com diversos detalhes que trouxeram jovialidade e personalidade, como o balanço na sala, confeccionado pelos moradores

Já imaginou um apartamento com um balanço na sala de estar? Esse é só um dos diferenciais de um dos recentes projetos da arquiteta Ana Johns, à frente do escritório Ana Johns Arquitetura. A reforma da área social e do quarto de casal deste imóvel não só modernizou os ambientes, como também aproveitou cada cantinho disponível da melhor forma, e teve uma participação super ativa dos clientes durante todo o processo da obra.

Para a área comum, os clientes tinham duas solicitações diferenciadas: eles queriam um balanço na sala de estar e, também, um mini bar. “No caso do balanço, primeiro precisávamos entender o uso que ele teria, para que fosse mais do que um elemento decorativo“, conta Ana.

Como o casal gosta de receber visitas e, realmente, reunir os amigos e familiares no ambiente, o balanço na sala surge também como mais um lugar a mais para sentar, no qual a pessoa consegue conversar e interagir com quem está no sofá. “Ainda temos a possibilidade de trazer os pufes que estão na entrada e assim criar uma sala de estar onde todos podem se enxergar durante a conversa“, diz a arquiteta.

Além disso, Ana também pensou em dar destaque ao balanço, utilizando uma cor mais neutra na parede e, também, um ponto de luz bem acima do objeto. Um detalhe especial é que o macramê do balanço, feito com cordas, foi confeccionado pelo próprio casal, deixando tudo ainda mais único e personalizado.

No caso do bar, a arquiteta encontrou uma solução que completou o ambiente como um todo. “O apartamento possui muitas paredes inclinadas, o que sempre dificulta o bom aproveitamento dos espaços internos. Por isso, o bar foi pensado junto com o layout da sala“, conta Ana.

Para o projeto, ela buscava uma solução na qual a televisão da sala ficasse de frente para o sofá e, então, surgiu a ideia de colocar o móvel no meio da parede inclinada, criando o ambiente para o bar e deixando a sala como os clientes imaginavam. “Além desses dois usos, com o móvel do bar, nós também conseguimos criar um hall de entrada“, diz a arquiteta.

Já o layout do quarto foi mudado por inteiro, isso porque, da forma como os móveis estavam posicionados antes, a circulação ficava comprometida e a janela também. “Com o novo layout é possível aproveitar melhor a luz da janela e, também, apreciar a vista, até mesmo da própria cama“, conta Ana.

Porém, essa mudança de posições acabou deixando o quarto sem uma parede específica para colocar a televisão. “Estudamos juntos algumas opções e vimos que seria possível criar um móvel no pé da cama, no qual ficaria a tv“, diz a arquiteta. Para não comprometer a vista, nem a circulação, o móvel conta com um sistema que possibilita levantar e “guardar” a televisão com um controle remoto.

Além da solução para a tv, o quarto tem um detalhe especial na iluminação. Também foi um pedido do casal criar um céu estrelado acima da cama, o qual foi feito com pontos de fibra ótica, colocados antes mesmo de montar o gesso no teto. “Esta iluminação permite uma luz bem suave e, como a fibra é RGB, tem controle de luz, sendo possível criar diferentes cenários quando é usado“, conta Ana.

Conheça mais projetos da arquiteta Ana Johns visitando o seu site www.anajohnsarquitetura.com.br ou o seu Instagram @anajohnsarquitetura