Apê no Flamengo, projetado pela NOP Arquitetura para um jovem solteiro, na faixa dos 30 anos, tem estilo industrial com toques clássicos

Quando o cliente chegou ao escritório da NOP Arquitetura, de cara os arquitetos viram a possibilidade de inovar. Como este apê no Flamengo era muito antigo e demandava muitas melhorias para se adequar às premissas do proprietário (open space e integração da sala e cozinha), a dupla propôs uma adequação geral na arquitetura, que logo foi aprovada.




Ele queria que seu primeiro apartamento aparentasse ter mais que 76m². Então, apresentou aos arquitetos da NOP, Lívia Ornellas e Philippe Nunes, referências contrapostas: algumas bem industriais e outras bem clássicas. Os arquitetos tiveram, portanto, o desafio de uni-las e criar algo que equilibrasse e se sustentasse em forma e estética. Para nisso, mesclaram referências industriais (serralheria e a cor preta, por exemplo) com elementos clássicos de interiores (boiseries, piso amadeirado) para obter um mix de estilos bem interessante.

A mudança da planta valorizou o apartamento. Originalmente, ele tinha uma suíte e um banheiro social, que atendia a sala e o segundo quarto. Os arquitetos conseguiram, com ajustes na arquitetura, transformar o banheiro de serviço pouco utilizado em lavabo, e converter o banheiro social em suíte. Com isso, após a reforma, o apartamento passou a ter duas suítes, além do lavabo que hoje atende a área social. Eles também mudaram o quarto principal, antes nos fundos, para uma posição melhor na planta do imóvel. Outro destaque foi a abertura da cozinha para a sala, com portas de correr de esquadrias pretas com fechamento em vidro, que garantem claridade e maior integração dos ambientes.

O apartamento precisava ser de fácil manutenção e conservação para se adequar à vida corrida do morador. Por isso, a opção pelo porcelanato amadeirado, paginado em chevron, criando uma base única e contínua que fez o imóvel parecer mais amplo.  Os cobogós de fechamento da área de serviço são originais e foram mantidos, acrescentando mais charme ao projeto.

Os boiseries da parede são elementos que o cliente tinha na casa da família e quis trazer para o primeiro apartamento dele. Já a estante de serralheria é toda de encaixe, podendo ser desmontada.

Veja mais detalhes deste Apê no Flamengo ou de outros projetos realizados por Lívia Ornellas e Philippe Nunes no site www.noparquitetura.com.br ou no Instagram  @nop_arquitetura