02/07/2019 — Texto: Mônica Alonso | Fotos: Denilson Machado

O apartamento de 160m² fica localizado em Ipanema e foi criado para um designer de moda europeu, que buscava um espaço para descansar entre os dias de trabalho

Assinado pelo escritório InTown Arquitetura, a reforma aconteceu em um imóvel que estava fechado há alguns anos. Partindo do zero, o escritório demoliu completamente o interior do lar. Dessa forma, os espaços foram definidos da seguinte maneira: Sala de jantar, estar e cozinha totalmente integrados.

Na parte de iluminação e ventilação, a sala foi completamente aberta e uma grande porta de correr foi colocada para a suíte principal. Dessa forma, a suíte pode ficar permanentemente integrada com a sala, aumentando os vãos da janela e, consequentemente, a insolação e ventilação natural.

A escolha do piso em epóxi da sala foi consequência da solicitação do cliente por um “material sem juntas e fácil de limpar, como uma pintura”. A madeira para as paredes foi sugestão do escritório para esquentar o ambiente, compondo com o piso totalmente branco e sem detalhes. Posteriormente, com a obra concluída e decoração montada, o cliente desenhou os dois “tapetes” em epóxi. Os sofás foram desenhados pela InTown e produzidos em alvenaria e concreto, na própria obra.

Durante o desenvolvimento do projeto, o cliente não gostaria de rebaixar o teto, e ao mesmo tempo, não gostaria de ter splits nas paredes. A solução foi importar equipamentos de ar condicionado especiais que ficam no chão e os instalar dentro dos painéis de madeira que dividem a suíte da sala.

A suíte principal possui pastilhas azuis que são integradas ao banheiro e ao closet, sendo uma escolha do cliente manter a mesma pastilha. Além disso, o apartamento possui ainda uma suíte de hóspedes em madeira, integrada ao banheiro, closet, lavanderia e lavabo.

Para saber mais, acesse: www.intown.com.br