Planta original toda reformulada pela arquiteta Bianca da Hora para adequar o apartamento às necessidades da família, com muita luz natural

A nova morada de um casal com dois filhos é um apartamento de 250m² no bairro carioca Flamengo, com vista para um dos cartões postais do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar. O imóvel ganhou novo layout nas mãos da arquiteta Bianca da Hora, amiga do casal e responsável também pelo projeto do apartamento anterior da família, que buscava um espaço maior.

O casal, ambos com cerca de 35 anos, ela do mercado financeiro e ele do ramo da hotelaria, fez dois pedidos: explorar a entrada da luz natural, para iluminar os ambientes, e integrar a cozinha à sala.  Para adequar o imóvel ao estilo de vida e à estrutura da família, a planta original foi toda reformulada. Além de atender ao desejo dos clientes, integrando a cozinha à sala de jantar e incorporando o antigo quarto de empregada para ampliar o espaço, a suíte máster original, que tinha 29m², foi dividida, reduzindo a metragem do quarto do casal e abrindo espaço para uma futura brinquedoteca. Os banheiros originais foram reconfigurados, a fim de aumentar o tamanho dos banheiros das suítes.

A área social, que compreende salas de estar e jantar, varanda e cozinha, ganhou uma decoração contemporânea, com predomínio de branco, cinza e amadeirados, conferindo um aspecto iluminado aos cômodos. O living integrado soma 60m² e ganha unidade visual com o predomínio do painel em carvalho americano, que se estende desde a entrada até a parede lateral do estar, formando um “L”. Em frente à mesa de jantar, um grande espelho acoplado ao painel confere amplitude ao ambiente. Na parede oposta, um nicho revestido também em carvalho natural assume o papel de buffet, dando apoio à mesa de jantar. A marcenaria em madeira ripada, com acabamento laqueado na cor branca, camufla os armários.

Banhada por luz natural e aberta para a varanda por portas de correr, a área da TV ganhou um confortável sofá com módulo chaise na lateral, que acolhe toda a família. A parede oposta, onde foi instalada a televisão, ganhou um revestimento 3D, além do rack em marcenaria que oculta a aparelhagem do home theater. Móveis e objetos de design assinado pontuam a decoração, como a luminária Cantante, de Claudia Moreira Salles; a mesa jardim e a poltrona Moom, ambas de Jader Almeida; e a Wooden Side Table, de Ronan e Erwan Bouroullec.

Já a cozinha fica logo após o corredor de entrada, integrada à sala de jantar. Com bancada e frontispício em Dekton, com aparência de mármore branco com veios acinzentados, o ambiente é claro e iluminado. A serralheria com prateleiras aéreas sobre a bancada de meia parede auxilia a integração e fornece espaços de armazenamento extras, sem pesar o visual. As portas do armário na cor cinza seguem a paleta de cores do restante da área social.

A suíte do casal teve sua metragem reduzida para criar uma brinquedoteca para as crianças, mas isso em nada prejudicou a circulação do cômodo, que ficou com 25m². A parede atrás da cama ganhou papel de parede e cabeceira estofada, cobrindo toda sua extensão. Em vez do closet, dois armários embutidos, em frente às laterais da cama, atendem ao marido e à mulher, de forma independente.

No banheiro da suíte predominam revestimentos brancos, com detalhes em preto nos metais e na moldura do espelho, com pia dupla. O lavabo, por sua vez, fica em frente à brinquedoteca e é usado como apoio para as visitas. Mais escuro e sóbrio, conta com bancada em mármore travertino escovado, torneira preta, assinada por Jader Almeida, paredes com textura de cimento queimado e teto revestido em painel de madeira ripada. Os quartos das crianças, dispostos como suítes canadenses, e a brinquedoteca serão finalizados em uma segunda parte do projeto.

Para saber mais, acesse @dahoraarquitetura