Apartamento moderno, de 60m², localizado em Higienópolis, região central de São Paulo, projetado pelo escritório MNBR Arquitetos

Uma das principais metas do projeto era criar uma interação entre as áreas sociais da casa, como a cozinha e home theater, tornando o espaço maior e adequado ao estilo de vida do cliente.

Originalmente com dois dormitórios, sendo um a suíte, o segundo quarto deu lugar a um escritório confortável, que se incorporou à sala, tornando, assim, a área privada totalmente isolada do resto da casa.

Amante de esportes, principalmente o futebol, o cliente revelou duas principais diretrizes que não poderiam faltar em seu apartamento: uma sala com uma televisão grande e um sofá confortável. O layout surgiu a partir deste cômodo, onde o escritório criou a marcenaria exclusiva para o home theater, com triângulos cheios e vazios em tons de cinza, que valorizaram e deram um desenho diferente ao espaço. Essa é uma preocupação recorrente do escritório, trazer exclusividade e usos mais adequados aos espaços com o auxílio da marcenaria.

O orçamento baixo também foi determinante para a elaboração de um layout moderno, além do uso de materiais rústicos, como cimento queimado no piso e fórmica na marcenaria. A folha natural de madeira freijó trouxe sofisticação ao local, dando um ar masculino ao ser combinada com a cor preta e os tons de cinza das fórmicas, o que aqueceu o ambiente.

A iluminação tem uma extrema importância nessa ideia de integração dos espaços. Ao criar uma sanca preta com trilhos de baixo custo, formou-se um desenho único, que percorre o apartamento todo, deixando a sensação de continuidade dos espaços.

Na suíte, o escritório usou formica no tom de verde, cor preferida do cliente, já que seu time de coração é o Palmeiras. Uma parte do antigo quarto, no qual agora é o escritório, os arquitetos criaram um guarda roupa voltado para dentro da suíte do cliente.

Os banheiros não foram mexidos, permitindo um investimento maior nos pontos certos da marcenaria e da decoração. Além disso, as peças de design pouco marcantes fizeram com que a marcenaria da cozinha e da sala de TV fossem o ponto principal e de maior importância no projeto.

www.mnbrarquitetos.com