29/09/2017 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Elson Yabiku

Projeto privilegiou integração dos espaços e funcionalidade.

Cada ambiente planejado nos mínimos detalhes, com espaços integrados e uma incrível vista da varanda. Com esse conceito inicial, a arquiteta Branca Vieira desenvolveu o projeto de remodelação desse apartamento para uma família, que gosta de cozinhar e receber amigos.

“A conexão entre os ambientes principais, cozinha, jantar, living, home theater e varanda, garantiu a dinâmica familiar no dia a dia e também nos dias de celebração”.

Para Branca, o maior desafio foi trabalhar com as cores, texturas, tecidos, móveis, e materiais, como espelho e madeira, todos no mesmo espaço compondo uma harmonia entre eles.

“Meus clientes vislumbravam ambientes contemporâneos com toques clássicos, o que ficou por conta dos boiseries nas paredes. Algumas peças antigas receberam uma repaginada e foram aproveitadas, garantindo a história da família. A moldura do espelho do lavabo, originalmente em madeira, recebeu pintura na cor bronze, deixando o ambiente ainda mais sofisticado”.

Na suíte do casal, a arquiteta privilegiou um tom um pouco mais sóbrio e tranquilo. “A cabeceira estofada recebeu tecido sintético. Um detalhe prático, porém muito charmoso, que garante o conforto do ambiente. As arandelas deixam livres as superfícies das mesas de cabeceira. Papel de parede e marcenaria complementam o projeto”.

No quarto da menina, foi planejado o máximo aproveitamento dos espaços. “Liberamos a área central da suíte para que ela pudesse brincar com as amigas e acomodar a bicama. Uma bancada abaixo da janela recebe luz e ventilação, tornando-se muito agradável para os estudos. Deixamos o ambiente ainda mais gracioso e feminino com papel de parede, livreiro e pendente”.

No banheiro do casal, o branco se destaca. “Eles me pediram um ambiente prático e bem claro, uma vez que os cosméticos, perfumes e toalhas têm cores vibrantes”.

Entre os principais revestimentos adotados no projeto, Branca destaca o porcelanato, com tons de mármore carrara e o tijolinho acrescentando um toque rústico na varanda.

A arquiteta ressalta que a decoração foi a cereja do bolo! “É ela que garante o conforto visual, mostra a personalidade dos moradores e demonstra um capricho e cuidado com o lar. Cada almofada e objeto decorativo é escolhido por mim em conjunto com os clientes”.

Atenção especial também no projeto luminotécnico. “Nos meus projetos residenciais, a iluminação tem a função de garantir uma boa claridade, com as luminárias principais, e uso de luz indireta, quando a intenção é relaxar ou criar ambientes mais cênicos. O uso de circuitos diferentes garante essa liberdade de escolher o clima da casa. Lustres e pendentes aparecem pontualmente para dar aquele charme e imponência a mais”.


Fornecedores


Arquiteta Branca Vieira

Branca Vieira Arquitetura & Design

Branca Vieira

Arquiteta – CAU: A34723-0

15 99124.1661