Fluído, sem obstáculos e com uma área social totalmente integrada. Assim foi idealizado o apartamento de 250m², na Água Branca, em São Paulo

Cozinha, área gourmet, varanda, salas de estar e jantar, adega e jardim vertical formam um agradável espaço de convivência. Logo na entrada já é possível perceber a essência dos moradores, que adoram receber amigos e promover festas.

Eliminar as paredes foi à primeira providência das arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura“Foram nove meses de reforma a partir do imóvel entregue pela construtora na planta original. Seguindo as predileções dos clientes, aplicamos novos revestimentos, pontos de luz, aplicação de forro de gesso e outras mudanças”, afirma Danielle.

O jardim vertical, instalado ao lado da adega, traz mais vida ao apartamento e promove a sensação de bem-estar numa importante reconexão com a natureza.

Os moradores adoram receber os amigos e são apaixonados por vinhos. “Criamos esse cantinho que se tornou o xodó do projeto. O espaço da adega abrigou duas caves, uma para vinhos tintos e outra para vinhos brancos. Para completar criamos um painel superior para abrigar as garrafas deitadas, ainda sem gelar”, explica Paula Passos. O morador ainda queria um lugar para as taças bem à mão, assim foi criado nichos de marcenaria.

Para trazer privacidade ao espaço, que fica logo ao lado da porta de entrada, foi colocado um painel vazado feito de aço corten.

O sofá verde clarinho e com pés palito traz um toque de delicadeza ao ambiente neutro. Já ao fundo, a parede foi revestida com um painel de couro proporcionando a prazerosa sensação de conforto e acolhimento.

Para que o layout fosse totalmente aberto e integrado, as arquitetas retiraram a porta de correr da varanda. “Não tínhamos como esconder a viga, por isso, resolvemos assumi-la e dividir as duas salas com um banco”, diz Danielle.

O piano faz parte da decoração da sala e ainda permite apresentações intimistas para os familiares e amigos. Painéis de ladrilhos, inspirados na obra do pintor e escultor Athos Bulcao, dão um toque de cor.

O envidraçamento da varanda permitiu incorporá-la ao living e tirar proveito da boa entrada de luz natural. Destaque para a poltrona de fibra e o revisteiro aramado que cria um espaço aconchegante para a leitura.

A integração entre a área de jantar, gourmet e varanda, trouxe praticidade para o cotidiano e também para recepcionar os amigos. Para acomodar todos, foi acrescentada uma mesa de oito lugares para que todos possam se divertir sem aperto. A ilha de preparo tem cooktop e coifa.

A segunda cozinha foi criada para funcionar no dia a dia para as refeições rápidas, como café da manhã. “Além disso, criamos esse espaço para que pudesse ficar mais ‘bagunçado’, e fora da vista da área social, servindo para o preparo básico e inicial dos alimentos antes de irem para a varanda gourmet junto aos convidados”, descreve Paula.

Neutro, o lavabo tem piso e bancada de mármore travertino navona e recebe um papel de parede de palha bronze com desenhos feitos a laser.

A sala de TV ganhou tons mais escuros e muita madeira para trazer um ar mais intimista. Um sofá confortável e duas chaises nas laterais deixaram o espaço um convite perfeito para reunir os amigos para uma tarde ou noite de filme, pipoca e música.

A suíte do casal tem cores sóbrias e destaca a cabeceira confeccionada em couro. O piso de madeira aquece e traz conforto ao ambiente.

A moradora sonhava em ter um cantinho de maquiagem, mas nada clássico. Assim, encaixamos a penteadeira no closet integrado ao quarto de casal sem ocupar muito espaço e sem atrapalhar a circulação com espelho embutido em painel todo em laca cappuccino. A prateleira superior ilumina o espaço com pontos de luz direcionados e as gavetas na parte inferior abrigam objetos da moradora. Ao lado, pequenos ganchos no painel recebem os acessórios do look do dia.

Para saber mais, acesse: www.instagram.com/dantaspassos.arquitetura