28/09/2017 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Sidney Kair

Arquiteta mescla os estilos clássico e contemporâneo em apartamento.

O estilo pessoal da arquiteta Anna Maya, que trabalha em parceria com seu sócio Anderson Schussler, é refletido por todo seu apartamento localizado na Av. Beira Mar em Florianópolis.

“Preferi adotar cores neutras e um desenho clássico e despojado ao mesmo tempo”, conta Anna. Para aliar características que de certa forma são um pouco distantes, ela definiu, como ponto de partida, a expansão do living ao derrubar um dos três dormitórios da planta original.

As heranças de família e a arte combinam as referências clássicas às mais contemporâneas: o buffet da sala de jantar, espelhado, é acompanhado pela tela Escola Italiana, do século XVII, presente do pai de Anna. Apoiada no móvel, ela divide espaço com alguns muranos e cristais.

Além dessa tela, um painel do artista Marcos Dagostin ocupa uma parede de destaque do living com representações de rostos tribais. Atrás do sofá, uma obra IndiaFilipin foi apoiada despretensiosamente em outra parede.

A história dos moradores é contada por meio dos móveis – a Poltrona Mole e as almofadas de Gobelein francês, presentes na sala, também revelam memórias familiares. Na sala de jantar, a mesa de laca branca, com tampo em espelho, é acompanhada de cadeiras medalhão antigas, peças que Anna não abre mão e foram compradas, quando se casou, em um antiquário localizado no Rio de Janeiro.

O living expandido teve direito também a uma integração com a sacada, que recebeu uma estante despojada para guardar revistas e livros muito utilizados. O tapete geométrico foi desenhado pela arquiteta quando participou da edição 2016 da CasaCor SC e foi executado pela Stúdio Ambientes.

Da mesma forma, os toques autorais se encontram na estante com escritório embutido, em laca branca de alto brilho, feita para o ‘Loft da Estilista’, também executado por Anna para a CasaCor 2013. As portas de correr possuem o formato de bolas vazadas, muito presente nos projetos da arquiteta.

Em mármore Calacata Ouro, as paredes da cozinha revelam um desenho com seus veios horizontais acima da bancada de Corian branco.

Como solução de organização, o quarto do filho tem um layout seccionado e decoração de inspiração americana. “Dividi o layout em dois, fazendo uma parte superior com o armário, estante de brinquedos e um móvel de ferro com motivo de bandeiras embutido em um dos nichos. Essa parte foi revestida com carpete e esconde um depósito”, explica.

A divisão inferior é ocupada pela cama, com uma cabeceira em jeans e tachas em ouro velho. As placas de trânsito também trazem jovialidade e conversam com o look urbano conferido pelo papel de parede de tijolinhos.

Na suíte, um painel com três portas, em laca branca brilho, é acompanhado de espelho, formando círculos vazados. A cabeceira de couro foi colocada em frente à janela. Acima dela, a última referência à história de Anna Maya, formada em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula: uma gravura do Rio antigo.

www.anna-anderson.com.br