Inspirado nos jardins de Burle Marx, painel do artista francês Jean Philippe Le Picard rouba a cena na área social do apartamento de férias

Projeto executado por Patricia Marinho Arquitetura & Design em parceria com Laurent Croissandeau IMLC Architecture & Interior Design para atender à cliente francesa, executiva, com 4 filhos, que veio ao Rio, se encantou e decidiu comprar um apartamento de férias. A ideia de adquirir um espaço claro e arejado (com 4 quartos, sendo 2 suítes) com vista para paisagens de cartão postal da cidade, somada ao espírito carioca de morar, foram determinantes para a concretização do sonho.

O apartamento, localizado no bairro Alto Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, deveria ser muito versátil e de fácil manutenção. Afinal, os filhos universitários se animaram para trazer também seus amigos. Como se tratava da terceira residência da família, as escolhas dos materiais e do mobiliário deveriam atender a uma verba moderada, mas o espírito carioca alegre e despojado deveria ficar evidente na arquitetura de interior.

Foram feitas poucas interferências na planta do imóvel para atender ao programa da família: um bom espaço social e quartos confortáveis. Já a decoração é toda nova.  Um dos pontos de partida foi o painel do artista francês Jean Philippe Le Picard, inspirado nos jardins de Burle Marx.

Entre os destaques, o de cores fortes como o fúcsia e laranja aplicadas em paredes e no mobiliário; o aparador em madeira freijó e laca laranja, desenhado pela arquiteta Patricia Marinho, a icônica poltrona La Chaise (1948) de Ray & Charles Eames (cuidadosamente escolhida e posicionada para trazer os contornos das montanhas e da Lagoa Rodrigo de Freitas para dentro do apartamento).

Patricia Marinho Arquitetura & Designwww.patriciamarinho.com.br@patricia_marinho_arq

+

Laurent Croissandeau IMLC Architecture & Interior Designwww.imlc.online –  @imlcinteriordesign