11/02/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Patrícia Castilho

Uma área reduzida e uma necessidade extensa: esse foi o cenário apresentado para Carolina Castilho Arquitetos Associados no início do projeto

Na lista de desejos para a concretização do apartamento, estavam: cozinha compacta, funcional, com mesa de jantar para 2 pessoas, mas que pudesse eventualmente comportar 4. Quarto com cama queen size e um closet. Quarto de hóspedes reversível para receber visitas. Home office. Um local para os troféus das competições de tênis. E a varanda como um quintal para o apartamento.

Segundo o Escritório Carolina Castilho Arquitetos Associados, o grande desafio foi o que mais deu motivação durante o trabalho, onde cada cantinho foi customizado e adequado para as necessidades do cliente.

Cozinha

A mesa foi projetada com um sistema de ripas que se encaixam. Atende duas pessoas no dia a dia, com as ripas fechadas lado a lado, mas pode ser estendida para comportar confortavelmente 4 pessoas, caso convidados apareçam para o jantar, ganhando um novo desenho.

Sala

Na sala há uma estante coringa, que divide ambientes e também torna mais versátil o uso da televisão. Instalado em um painel giratório, permite que o home theater atenda tanto a sala como o quarto. O apartamento teve automação customizada, o que garante excelente qualidade de som nos dois ambientes, e total controle de cenários para as mais diferentes situações.

Home office

Como o proprietário trabalha de casa, no buffet ao lado do sofá foi colocada uma mesa giratória que cria a estação de home office ideal.

Quarto de hóspedes

Como recebe visitantes, o cliente precisava de um quarto de hóspede. Por este motivo, o sofá escolhido é um confortável sofá-cama e o painel espelhado da cozinha é na verdade uma porta de correr oculta que permite fechar o acesso ao quarto para maior privacidade nestas ocasiões.

Diferencial

Um item importante é o espaço necessário para armário de roupas de trabalho e equipamentos de treino de tênis. A solução foi um pequeno e eficiente closet na entrada para o banheiro. Sob a cama, mais gavetas para aproveitar cada cantinho.

E não poderiam ser esquecidos os troféus. De grande valor sentimental, ganharam destaque na decoração, em um local dedicado a eles, podendo ser admirados logo da entrada do apartamento.

Varanda

Para a varanda, era importante ser um local de relaxamento e leitura nos finais de semana. Por isso, as escolhas foram um jardim vertical e uma confortável day bed, elementos que trazem um ar mais descontraído a este cantinho do descanso.

Saiba mais em: www.carolinacastilho.arq.br