07/01/2021 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Guilherme Pucci

Com ideias criativas, Altera Arquitetura transformou este apart hotel para locação em um ambiente relax e com o aconchego de um lar

Apartamentos pequenos podem trazer gratas surpresas com relação a alternativas de ganho de espaço, além de uma decoração repleta de personalidade por meio de ideias criativas. Mesmo que isso pareça difícil, é possível conseguir tais resultados com um trabalho dedicado e atenção especial a todos os pedidos do cliente. Esse, sem dúvida, foi o caso desta reforma realizada pelo arquiteto Renan Altera, do escritório Altera Arquitetura, na Vila Olímpia, cidade de São Paulo. Confira e se surpreenda!





A história deste projeto é muito interessante, pois não se trata de um simples apartamento em condomínio convencional. Na verdade, é um apart hotel que o proprietário decidiu disponibilizar para locação via Airbnb. Para isso, ele solicitou uma reforma com o intuito de tornar o imóvel mais jovem, atrativo e com mais cara de lar do que hotel”, conta Renan.

As principais inspirações surgiram durante o processo criativo, após diversas conversas com o cliente. Era preciso conceber um projeto com área consideravelmente pequena, porém que atendesse às necessidades funcionais do cliente, que alugaria esse apart hotel. “Por ser muito próximo à estação de trem, o apartamento de um só dormitório teria como perfil do locatário uma pessoa, ou quem sabe um casal, com rotina corrida, que necessitasse de praticidade para o dia a dia, além de um espaço de home office”, comenta o arquiteto.





Apesar de ser um apartamento de 40m², o escritório de arquitetura conseguiu otimizar o seu o espaço total, que conta com sala de estar e TV, varanda gourmet com grill, cozinha, home office, quarto e banheiro, por meio da união entre os espaços, além de ideias criativas.

Uma curiosidade sobre o banheiro do apartamento, é que o lavatório é fora do ambiente onde fica o box e bacia sanitária. Essa é uma ótima solução pra quem possui somente um banheiro em casa, pois dividindo os afazeres desses ambientes, você consegue conciliar melhor a rotina das pessoas que moram ali”, recomenda Altera.

 

Para trazer unidade ao apartamento e, assim, reforçar a integração, Renan optou por manter em quase todos os espaços a mesma cor de tinta, assim como o revestimento do piso. Um dos destaques do projeto é a cor Rio Reno, da Suvinil, que está presente em boa parte da área social da casa, e trouxe uma atmosfera relax ao ambiente. No piso, os tacos em madeira tornam o décor aconchegante e descontraído ao mesmo tempo. Apenas para o quarto, Renan elegeu tons neutros e mais suaves para a decoração.

 

As portas que escondem a cozinha já estavam presentes no apartamento antes da reforma, porém a escolha estética foi deixá-las na mesma cor das paredes, que trouxe mais personalidade ao ambiente da área social. 

Veja outros projetos do arquiteto Renan altera em seu Instagram @alteraarquitetura