30/05/2019 — Texto: Karina Fascina | Fotos: Carlos Piratininga

O pedido do jovem casal foi que o escritório responsável criasse um apartamento aconchegante e tecnológico para que pudessem aproveitar todos os espaços

A arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, foi a escolhida para transformar o sonho do jovem casal em realidade. “Bem caseiros, eles me pediram um projeto em que cada cantinho do imóvel apresentasse real funcionalidade”, explica a profissional.

Com isso, durante todo o planejamento do apartamento de 143m², Cristiane contou com a participação ativa dos moradores para transmitir aos espaços a personalidade dos dois. “Na decoração, praticamente todos os objetos que integram a casa já faziam parte da coleção pessoal do casal. Assim, trabalhei uma composição que refletiu a essência do casal, além de transmitir a prazerosa sensação do estar em casa”, conta.

Outro aspecto importante do projeto são as divisões. Boa parte das paredes foi derrubada para que os espaços ficassem mais amplos e aconchegantes. Na divisão entre a cozinha e o living, por exemplo, uma grande estante dupla face, feita em marcenaria, cumpre esta função. Do lado do living, o móvel expõe itens decorativos, livros e lembranças de viagens, além de esconder um armário e o lavabo. Na cozinha, serve ainda como sustentação para o armário dos utensílios.

Ainda no living, a escolha por uma paleta de cores suave reflete um décor clássico e com muitos detalhes. O espaçoso ambiente foi dividido em duas estações: a sala de estar recebe também uma adega e um minibar. Estratégicos espelhos são usados para ampliar o espaço e foram posicionados atrás do sofá e na mesa de centro. Destaque também para o tapete colorido, com desenho da arquiteta.

Do outro lado do living, um ambiente com TV e uma espaçosa mesa de jantar de oito lugares integram a área. “Destaco nesta área o sofá rosa, que tanto pode ser estabelecido para a TV quanto para o jantar. Dessa forma, ao receberem visitas em casa, o móvel também é ótimo para a confraternização dos convidados”, conta Cristiane.

Na cozinha, a arquiteta executou uma interferência mais radical na planta. Segundo ela, o espaço atual era, na verdade, um banheiro e um quarto, e a antiga cozinha era reta e nada aconchegante. “Por ser um lugar que eles gostam de estar e tomar café da manhã juntos, projetamos uma cozinha acolhedora e muito mais funcional”, explica.

Já entre o living e o quarto do casal, a arquiteta aproveitou a área para fazer um home office dedicado para os dias em que o marido trabalha em casa. Explorando novamente os tons de cinza, uma mesa espaçosa e uma estante compõem o espaço.

No quarto, o papel de parede revela a paixão do casal por viagens. O espaço atende o desejo dos moradores de ser o mais acolhedor e funcional possível. Integram ainda o ambiente uma delicada penteadeira, em tom rose, feita em marcenaria, além da sapateira que deixa os calçados sempre à mostra e com muita praticidade.

Os banheiros também foram projetados para atender às necessidades dos moradores. No banheiro do casal, o revestimento e a coluna de nichos em porcelanato, em um tom marrom, criam um ar mais intimista para o ambiente.

Na questão da tecnologia, bons recursos engrandecem o apartamento. O living possui automação e as cortinas e o som, por exemplo, podem ser controlados por uma assistente que recebe comandos pelas vozes dos moradores.

Para saber mais, acesse: www.cristianeschiavoni.com.br