10/04/2018 — Texto: AtitudeCom | Fotos: Fabio Grison

Com estilo sofisticado e clean, o apartamento foi projetado pela arquiteta Vanessa Guerra.

Com um espaço de 160 m², o apartamento está localizado em Farroupilha, Rio Grande do Sul, e foi projetado pela arquiteta Vanessa Guerra para um casal. Sem nenhuma exigência específica por parte dos futuros moradores, a arquiteta se inspirou no estilo contemporâneo.

Com um estilo clean, a cozinha é marcada pela cor branca, com chão de porcelanato polido e balcão de mármore. Os armários seguem o mesmo padrão do porcelanato polido e o uso de LED branco dá amplitude ao ambiente.

A bancada projetada para refeições rápidas feita em madeira, contrasta com harmonia com o uso de cadeiras transparentes. Mas o ponto mais chamativo nesse cômodo é a instalação de um painel de TV voltado para a cozinha.

As salas de jantar e de estar, seguem o mesmo padrão de modernidade, sempre com predomínio do branco e tons claros, notado principalmente no sofá, nas cadeiras e mesas. A presença de grandes janelas dá privilégio à luz natural.

Na sala de estar, a arquiteta também abusou da iluminação em LED para dar mais conforto ao ambiente, e o painel de TV localizado ao lado de uma estante de design moderno e com detalhes em madeira, que também podem ser vistos nas paredes e portas do corredor. Destaque também para um grande quadro que ocupa quase toda a extensão de uma parede.

O quarto de estudos é caracterizado pela presença de estantes modernas com iluminação sutil, além de poltronas de couro para garantir um toque de sofisticação. Os acabamentos em azul e preto das paredes diferem do restante da casa e criam um ambiente único, assim como a diferença das tonalidades da madeira no chão.

“O destaque deste quarto de estudos é a grande porta de correr, que ocupa boa parte de uma parede e apresenta vidro translúcido que transforma esse ambiente em um local mais isolado e tranquilo do apartamento”, explica a arquiteta.

O quarto do casal retoma o estilo clean e usa a cor branca por toda a sua parede, além de empregá-la também na cama e na estante. A iluminação é delicada e vem principalmente de dois abajures, o que cria um ar de tranquilidade e conforto.

“Este cômodo apresenta uma organização simétrica que gera a sensação de equilíbrio e completamente íntimo do casal”, revela Vanessa. Destaque também para os detalhes de alumínio em cima da cama e para os dois móveis laterais, que destoam do branco, um apresentando confecções em madeira e o outro um acabamento em vidro.

No banheiro, a arquiteta optou pelo uso do mármore quadriculado e com relevo nas paredes, dando ao ambiente um ar diferenciado. Também é marcante a presença de um espelho grande, ocupando a largura de uma parede inteira. Para o box, foi escolhido o modelo Elegance, da Ideia Glass. “O modelo de box que escolhi foi perfeito para trazer sofisticação sem exageros o que garantiu elegância e modernidade na medida certa”, diz a arquiteta.

www.vanessaguerra.com.br