Família recém-chegada de Nova York teve o projeto todo feito à distância. Cores claras se contrapõem à madeira em um conceito clean

O toque luxuoso e contemporâneo no apartamento de 350m², localizado no Itaim Bibi, Zona Sul de São Paulo, fez toda a diferença para o morador brasileiro recém-chegado de Nova York. O antigo cliente de dois projetos anteriores da arquiteta Deborah Roig, no qual se estabeleceu grande vínculo de confiança e amizade, procurou a projetista e amiga para a nova ideia, desta vez, com um detalhe peculiar: um projeto idealizado à distância, entre Brasil e Estados Unidos.

O novo apartamento no Itaim conta com a predominância de cores claras e leves em um ambiente projetado de acordo com a vida e história do morador.

A relação de confiança e amizade entre nós se estabeleceu há uns anos durante vários outros projetos já idealizados juntos. Nos tornamos grandes amigos. Neste de São Paulo, fomos conversando via vídeo. Ele estava de mudança para o Brasil, com uma bebê pequena e sua esposa, e pediu que eu o ajudasse a escolher o imóvel que mais se adequasse às necessidades da família. Elaborei um ranking dos melhores empreendimentos da cidade promovi a assessoria da compra. Montamos o projeto juntos até que chegamos em uma finalização maravilhosa”, comenta a arquiteta Deborah Roig.

Toque clean e contemporâneo

A planta original do apartamento não contemplava nenhum revestimento. Todos foram especificados na reforma orquestrada pela arquiteta, que promoveu alterações certeiras. Além da integração da varanda ao living, promovendo um espaço totalmente unificado e amplo, todas as alterações e especificações foram feitas em um período de 4 meses com ajuda de uma logística precisa para atender ao prazo da família em se mudar.

A estrutura contou com ações já na planta. De início, a sacada foi integrada com o living da casa para manter um espaço mais aberto e amplo. Todos os ambientes levam acabamento em cores claras. Em contraposição, a madeira foi muito utilizada em outras paredes para esquentar os cômodos e criar uma combinação clássica de cores.

Todos os móveis planejados contaram com a produção da Ornare. Já a madeira extremamente detalhada, projetada para as paredes da área social, contou com o apoio de uma marcenaria especializada.

O cantinho para tocar violão, projetado no apartamento anterior do cliente, foi replicado na nova casa com um cantinho aconchegante e cheio de paisagismo, dando visual de casa à morada.

No hall de entrada é possível visualizar a marcenaria projetada especialmente para o local, de forma que os moradores possam guardar os calçados quando chegam, como de costume da família. Uma tela de luz tensionada foi instalada em uma das paredes para iluminar o ambiente. Este tipo de iluminação é projetado com um tecido de poliéster tensionado por um perfil de silicone flexível, sem remendas, com luz amarelada e que traz conforto e aconchego ao espaço.

sala de jantar foi posicionada em formato orgânico se integrando totalmente com o living. O lavabo estiloso ganhou um tom minimalista e clean, com metais pretos e o acabamento escolhido em Neolith Calacata branco (Neogran). Este revestimento dá um toque de sofisticação no ambiente. O material, além de altamente resistente, não riscar e nem manchar, não é tão gelado por conta do toque aveludado e acabamento em suede.

“Trabalhamos com bastante madeira nas paredes para equilibrar a grande quantidade de vidros na área social e assim criar atmosfera aconchegante. A maioria do mobiliário com design apurado é Artefacto, especialmente os em couro, que colocamos posicionado na sala. Também contamos com o sofá de futon na sacada, que o cliente adora. Tudo foi pensado de forma exclusiva e adaptada à família recém-chegada”, explica Deborah.

cozinha, também com móveis planejados Ornare, assumiu cores fendi com um toque de madeira, buscando a contemporaneidade junto com o modernismo.

Peças de arte do antigo apartamento do morador foram mantidas juntamente com novas artes exclusivamente desenhadas para a família, assinadas pela arquiteta Deborah Roig.

quarto da bebê de 2 anos foi idealizado de forma lúdica e criativa, adquirindo um tom clean em cinza e rosa. A pedido dos pais, a criança gosta muito de céu, nuvens, estrelas, e foi essa a inspiração da arquiteta na decoração e iluminação em formato de nuvem. A cama montessoriana posicionada de forma estratégica fez com que o espaço do quarto fosse otimizado, juntamente com uma cabana fixada ao teto do espaço servindo de espaço para brincadeiras, e incentivando momentos lúdicos.

suíte principal também conta um painel assimétrico, semelhante a uma obra de arte, assinado pela arquiteta, feito em ripas de madeira na cabeceira da cama, de madeira carvalho americano na cor camurça marrom. O banheiro da suíte também conta com o mesmo acabamento do lavabo: Neolith Calacata branco (Neogran), finalizado com metais pretos e louça branca, dando um ar leve e contemporâneo, perfeito para relaxar e recarregar as energias.

Arquiteta Deborah Roig – www.deborahroig.com.br – @deborahroig8