Reforma do mezanino proporciona melhor aproveitamento dos espaços, dando um ar mais contemporâneo e aconchegante por meio da nova decoração

O objetivo das arquitetas Fernanda Ocanhas e Sandra Steuer, dos escritórios Ocanhas Arquitetura e Sandra Steuer Arquitetura, era compor um projeto de apartamento que integrasse algumas peças e revestimentos que os clientes já tinham e gostariam de manter com uma nova decoração que fosse mais contemporânea, convidativa e aconchegante para a família e seus amigos.

mezanino revista habitare

HALL SOCIAL

O hall social foi o único cômodo reformado que precisou ser quebrado. O piso e as paredes eram revestidos com porcelanato cinza, que trazia um visual semelhante ao cimento queimado, enquanto a porta de entrada – em madeira – seguia o estilo padrão do condomínio. “Sabíamos que a mudança ali seria maior e queríamos algo que fosse impactante, mas também aconchegante. Assim, decidimos pela troca total dos revestimentos e do conceito” – comentam as arquitetas.

“Gostaríamos que o piso do hall combinasse com o do interior do apartamento, mas que ainda assim fosse único, diferente… então, optamos por um porcelanato que imita um travertino bege” – continuam. Outra sugestão das arquitetas foi o uso de espelhos para trazer a sensação de amplitude ao hall social. Um espelho grande, que vai do piso ao teto, foi instalado em uma das paredes, refletindo o revestimento com painel de freijó natural, que se estende até o forro e abraça o ambiente, colocado na parede oposta. Além disso, um aparador estreito (para não atrapalhar a passagem) e uma arandela com destaque ajudaram a compor a decoração. Por último, a abertura da porta foi ampliada e implementaram o sistema pivotante com acabamento em pintura laca.

mezanino revista habitare

SALA DE JANTAR

Na sala de jantar, foi usado um grande espelho em toda a extensão da parede para ampliar visualmente o espaço e um aparador/buffet suspenso em freijó tingido, com o tampo em mármore marrom, para acomodar louças e objetos. “Reaproveitamos as seis cadeiras de jantar existentes e as revitalizamos, trocando os estofados, restaurando os pés e compondo com novas cadeiras para a cabeceira” – comentam as arquitetas.

LIVING

O living desse apartamento é um espaço bem especial por conta do pé-direito duplo, bem generoso. Para criar um efeito com mais textura no ambiente, optaram por um papel de parede que imita stucco para revestir a parede do fundo da escada. Nesses dois ambientes, mantiveram os lustres dos clientes e colocaram xales em voil.

mezanino revista habitare

BAR

Embaixo da escada do mezanino, o bar foi reformulado. A mesa de vidro e um dos tripés – que os clientes já tinham – foram usados para compor com uma nova marcenaria. Foi projetado um espaço para uma pequena adega, um armário para taças e acessórios de vinho e, aproveitando a boa profundidade do móvel, um compartimento para acomodar as bebidas.

mezanino revista habitare

MEZANINO COM HOME OFFICE E SALA DE ESTAR COM LAREIRA

O mezanino do apartamento contava com uma pequena sala de estar com lareira. Para aproveitar melhor o espaço, um dos pedidos dos clientes foi a implementação de uma área para estudos. Para isso, foi instalada uma folha de vidro fixa na sala com a lareira, trazendo mais privacidade e segurança ao ambiente. Para o novo espaço de estudos, optaram por uma mesa de trabalho com cadeira adequada e uma luminária de mesa nova.

mezanino revista habitare

SALA DE TV

Como o casal não queria quebradeira na sala de TV, as arquitetas optaram por passar toda a nova fiação – necessária para as tomadas – por trás de um painel de madeira de demolição. Além disso, fitas de led foram embutidas na prateleira superior, criando um efeito de luz mais aconchegante, e um novo rack em marcenaria sob medida foi instalado de parede a parede para dar uma sensação de amplitude ao ambiente.

VARANDA

A pequena varanda anexa recebeu um banco baú com estofado e tecido resistente ao sol para armazenar alguns brinquedos das crianças. Para trazer um pouco de verde ao ambiente, as arquitetas também sugeriram um vaso e uma planta.

SUÍTE DO CASAL

Na suíte do casal, a área de descanso e leitura foi repaginada: o tapete delimita a área e traz aconchego, as novas prateleiras acomodam livros e objetos trazidos de viagens. Refizeram o estofado da chaise – já existente – e acrescentaram uma grande luminária para leitura. Por fim, junto ao aparador – feito sob medida – foi colocado um banquinho, enquanto o espelho, que antes ficava na sala, ganhou novo uso na penteadeira.

Para saber mais, acesse: @sandrasteuer.arq

www.ocanhasarquitetura.com.br