21/10/2000 — Texto: Marcelo Guidine R | Fotos: Bethania Canavesi Photography   

Um estúdio com ambientes completamente integrados, vista panorâmica para o mar e a cidade de South Beach, ideal para adotar um estilo de vida mais despojado, social, moderno e livre.

A arquiteta Nayara Macedo, do escritório BrickGroupUsa – Miami / Grupo Brickell – Brasil, teve apenas duas semanas para preparar este apartamento de 70 m² para seu cliente que já estava de malas prontas, da Califórnia para Miami – detalhe: só levando as próprias roupas, portanto, tudo deveria ser comprado, desde os itens de decoração, o enxoval básico para um homem solteiro, até utensílios de cozinha e, claro, com low budget, orçamento limitado em seis mil dólares.

Resultado: um estudio moderno, urbano, despojado, jovial. Um mix de referências à decoração californiana, iluminação natural, cores, itens e texturas que deixaram o apartamento cool, receptivo e agradável.

O cliente frisou ainda que queria um TV grande na sala, um sofá confortável (que também pudesse ser usado como cama de hóspede) e bastante espaço para receber amigos. A arquiteta também propôs uma mesa, posicionada atrás do sofá, para ser usada como apoio de refeições/bar ou bancada de trabalho em tempos home office.

O espaço une sala de TV, estar, jantar, home office e ainda pode receber hóspedes eventualmente. A arquiteta utilizou os próprios móveis e itens decorativos para delimitar visualmente os ambientes, sem a necessidade de criar novas paredes divisórias, além das portas de correr em vidro jateado já existentes no apartamento,  que separam o dormitório da área social.

Um exemplo de como fazer bonito gastando pouco: o lavabo foi decorado com placas de trânsito (incluindo a placa do carro que o cliente usava na Califórnia), uma alternativa interessante, descolada e barata que, juntamente com a pintura na cor preta, mudou completamente o visual do espaço com poucas intervenções e baixo investimento.