10/05/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Bernardo Foggiato

Com apartamentos cada vez mais compactos e com rotinas frenéticas, a casa precisa ter um conceito de aconchego, um local onde a pessoa pode refugiar-se, convidar amigos ou até mesmo trabalhar home-office

Recém-casados, os proprietários curitibanos confiaram ao escritório Triangolo Studio a tarefa de transformar por completo o apartamento que escolheram para iniciar a vida conjugal. Partindo da premissa de manter os ambientes originais sem intervir em paredes já existentes, a única exigência do casal era de manter o estilo deles em cada escolha de revestimentos e mobiliário.

As arquitetas buscaram fluidez no visual da Área Social, apostando em tons neutros, mobiliários práticos e de boa armazenagem, além de garantirem um ambiente delicado e acolhedor.

Afastado do centro da cidade, o casal buscava um apartamento charmoso para receber amigos, e prático para descansar da rotina corrida do dia a dia.

A cozinha americana recebeu um fechamento parcial para possibilitar mais armários, além de uma porta vazada para a área de serviço, especialmente desenhada para manter a elegância e harmonia entre madeira natural e laca fendi. A bancada, em Quartzo Stone, trouxe a claridade que a cozinha precisava para parecer mais ampla. O balcão, mais alto, além de esconder a cuba para quem está na sala de jantar, possibilita um apoio para refeições rápidas do dia a dia.

Na sala de Jantar, o espelho também foi usado com a intenção de ampliar o ambiente, além de refletir por 180 graus a paleta de cores escolhida, se contrapondo com alguns toques de cor, como o tapete geométrico azul, almofadas e manta na mesma colocação. O espaço, cuja área reduzida seria impedimento para alguns profissionais, foi resolvido com a adoção de escolhas inteligentes. “Quando precisamos propor projetos para apartamentos de até 100m², nosso desafio sempre é otimizar ao máximo os espaços. Contamos com alguns truques para isso, como uso de espelho, tons claros e muito armário, desta forma, a área reduzida ganha mais funcionalidade e organização”, conta Maiara Faria, uma das três sócias da Triangolo Studio.

Um dos três dormitórios foi transformado em closet, contendo uma bancada à frente da janela para make up. O home office recebeu todos os móveis em marcenaria, resultando em um espaço multifuncional com um apoio para receber futuramente um futon que servirá como sofá para leitura.

O rebaixo em gesso foi pensado para intervir o mínimo possível na altura existente do pé-direito, criando apenas um detalhe na sala de estar e embutindo as luminárias ao redor.

“Muitos clientes ainda são relutantes quanto à importância de um forro de gesso, mas assim que começamos a executar, já percebem a diferença e passam a valorizá-lo como um item essencial e indispensável em um projeto de interiores.”, diz Maiara.

Os banheiros foram inteiros repaginados, recebendo revestimentos texturizados e louças modernas, além de uma iluminação indireta com um toque intimista. A arquiteta ressalta: “A harmonia entre os revestimentos, materiais e paleta de cores resultou em um apartamento totalmente diferente do antes existente, surpreendendo positivamente nossos clientes.”

Para saber mais, acesse: www.triangolo.com.br