14/12/2016 — Texto: Tiana Ribeiro | Fotos: Elson Yabiku

Residência em um terreno de esquina que permitiu uma fachada surpreendente.

Uma casa projetada para o refúgio em finais de semana, com ambientes amplos e acolhedores. Este foi o pedido da família aos arquitetos Jean Reis e Flávia Rostelato, do escritório Arte Arquitetura. Foram informações suficientes para que os profissionais dessem vazão à criatividade e concretizassem ali, em um terreno de esquina, o sonho dos seus clientes, aproveitando ao máximo o espaço disponível sem abrir mão da beleza de uma boa e convidativa entrada e muito conforto lá dentro.

A casa ficou muito bem definida, com ambientes sociais, como salas de estar, jantar, lavabo, cozinha, gourmet e piscina na parte de baixo, deixando o piso superior para as amplas suítes com varanda.

Devido à localização privilegiada do imóvel, há muita entrada de ventilação e luz natural, então o projeto de iluminação aproveita ao máximo essa entrada de luz, sendo necessárias as luzes acesas só mesmo quando o sol se põe.

“Queríamos integrar a residência à esquina de forma a valorizar e dar maior imponência, destacar sua volumetria e distribuir todos os ambientes de forma a ampliar a fachada com as ruas laterais” conta a arquiteta Flávia Rostelato.

Os ambientes são práticos, integrados e a decoração é bem clean, com tons mais fortes apenas nos detalhes. Os móveis em madeira contrastam com a leveza das cores do mobiliário e com o vidro.

O principal destaque interno é a escada em mármore com as paredes revestidas com mosaico de pedra mineira e o lustre de cristal. A parede frontal em vidro permite a visão de um jardim vertical que toma boa parte da parede externa, dando uma sensação gostosa de se apreciar a natureza viva.

Uma mescla de moderno com neoclássico, uso de tons neutros contrastados com caixilhos pretos, molduras e telhado aparente, formam uma fachada única, um privilégio para os terrenos de esquina, que permitem brincar com os volumes e dar um ar de grandiosidade.

Esta mesma linguagem arquitetônica definiu a área de lazer, muito bem aproveitada dentro do espaço disponível, onde foram utilizadas paginações para definir os usos, a circulação e o lazer, com direito a piscina, churrasqueira, forno a lenha, balcão e mesa com cadeiras para bem receber a todos.

E tudo ficou integrado com um paisagismo bem tropical, leve e alegre, com vegetação de floração durante todos os períodos do ano, sem perder a beleza e a praticidade que norteiam todos os pontos da casa.


Fornecedores


Arte Arquitetura

Jean Reis

Arquiteto – CAU: A54640-2

Flávia Rostelato

Arquiteta – CAU: A54623-2