04/05/2019 — Texto: Dayane Saleh

Quando o assunto é revestimento, nada revela maior bom gosto do que o mármore. A pedra nobre enriquece qualquer ambiente e nunca sai de moda

O mármore é muito usado em áreas internas, seja em pisos, banheiros, lareiras e mesas, mas também como revestimento da área externa e fachadas, podendo receber vários tipos de acabamento. “Entre as pedras naturais mais requisitadas estão os travertinos, os mármores brancos, como os gregos e italianos, e os de tonalidade cinza”, conta Debora Merhy, diretora da NPK Mármores.

Debora também relembra que “os diferentes desenhos que surgem nas superfícies das pedras são frutos de formações milenares da natureza. Cabe ao profissional do mercado de arquitetura e decoração explorar e aproveitar essa beleza natural, fazer paginações únicas para inserir a história da formação de cada pedra natural nos seus projetos”.

Para se inspirar: confira abaixo sete projetos onde o mármore é o protagonista

Sofisticação panorâmica

Para realizar o sonho do primeiro apartamento de uma jovem advogada, a arquiteta Margit Soares reformou um apartamento de 230m² em Curitiba (PR). No banheiro, o mármore italiano Palissandro em todas suas paredes, piso e bancada, seguindo os tons e a elegância do projeto.

Quente e frio

No amplo living, o foco principal é a parede em mármore italiano Calacatta Vagli com lareira a gás em desenho linear. A arquiteta Priscila Muller estipulou que as chapas fossem estruturadas como um livro aberto para enaltecer a beleza do mármore e torna-lo uma verdadeira obra de arte. O luxo é complementado pelo mobiliário italiano e pela iluminação.

Banheiro de luxo

Neste projeto, a arquiteta Viviane Loyola buscou atender os desejos da mulher moderna, executiva e independente. O mármore Branco Pighes é responsável por causar o belo contraste com a madeira, numa composição singular.

Mix natural

Inspirando-se no filme Grace de Mônaco, e na personalidade de Grace Kelly, a arquiteta Caroline Andrusko fez uso do mármore Bronze Armani para tornar o seu ambiente ainda mais luxuoso. A pedra complementa o uso de linhos com diferentes tramas, couro, veludo e a camurça, um mix de texturas naturais que garante dinamismo e aconchego.

Black & White

O mármore Carrara Gioia da NPK Mármores foi o escolhido pelo arquiteto Marcos Bertoldi para o novo projeto do escritório. A pedra clara com veios cinzas contrasta com o preto que predomina no banheiro de 120 m², e está presente nas bancadas e nos boxes.

Branco puro

Com total integração da área social, o apartamento projetado pela arquiteta Eliza Schuchovski conta com piso revestido em mármore grego Ariston, que tem como característica o fundo branco, homogêneo, e suaves veios em tons de cinza. O nobre material complementa o estilo atemporal da residência de uma executiva que adora dar festas.

Leveza e conforto

O escritório Valiatti e Patrão optou por materiais claros, com o intuito de passar leveza. Foram utilizados os mármores italianos Calacatta Striato na bancada e nos nichos, e o Perlino Bianco no piso, banheira e paredes, revestimentos que trazem conforto ao projeto.