Palacete Brando Barbosa, no Jardim Botânico, ganha espaços de convivência abertos ao público e bangalôs sustentáveis nos jardins da CASACOR Rio

Quando a casa é superconfortável, a sensação é de estar hospedado num hotel cinco estrelas. Já quando estamos num hotel delicioso, lembramos imediatamente do aconchego de nossas casas. A CASACOR Rio este ano volta à Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico, com uma proposta mais inovadora: a de um hotel boutique! Em sua 32ª edição, a mostra carioca, que acontece de 15 de agosto a 15 de outubro, aposta na vocação original do palacete – a de receber – e transforma o espaço num hotel exclusivo, com 44 ambientes assinados por alguns dos melhores profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Entre eles, espaços abertos ao público como bares descolados, restaurantes charmosos e, claro, a exuberância de 12 mil metros quadrados de jardins formados por espécies da Mata Atlântica.

Em 2021, abrimos as portas do palacete ao público carioca. Em 2022, fizemos uma proposta de ocupação de um instituto cultural. Agora, apresentamos uma terceira ideia de uso, a de um hotel boutique, algo muito comum em grandes propriedades da Europa e que caberia perfeitamente num imóvel como a Residência Brando Barbosa”, avalia Patricia Mayer, sócia-diretora da CASACOR Rio.

A ideia é justamente a de provocar uma reflexão sobre os usos desses equipamentos culturais que, muitas vezes, por conta dos altos custos de manutenção, acabam abandonados. “O Rio de Janeiro tem uma série de propriedades de grande valor arquitetônico e cultural sem uso. É necessário abrir a porta desses locais, mas com sustentabilidade econômica para que esses patrimônios possam ser mantidos e preservados. E cabe à CASACOR, que tem tanto público, propor novos tipos de ocupação”, explica Patricia Quentel, também sócia-diretora da franquia carioca.

Não à toa, as características originais da arquitetura de interiores do palacete seguirão à vista dos visitantes. Peças como os lustres, tetos trabalhados, pisos, sancas e maçanetas de murano serão incorporados aos projetos dos profissionais que participam desta edição, assim como foram nos últimos dois anos. Afinal, o imóvel é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), que acompanha todas as intervenções feitas para o evento.

As novidades da edição

Quem visitou alguma das edições anteriores vai perceber a primeira mudança logo na chegada. O circuito de visitação ganhou um novo percurso que começa no pátio central, exatamente onde o casal Brando Barbosa costumava receber seus convidados. A partir daí, a visita segue pelo primeiro andar da casa principal e seus salões pensados para receber os visitantes, como num hotel: com recepção, lobby, piano-bar, joalheria, bar de drinques, vinoteca, cozinha gourmet para pequenos eventos em petit-comité. No segundo andar, ficam três suítes – uma delas, master ou presidencial -, um estar com varanda e rouparia. 

Já a área externa recebe uma montagem provisória (apenas para o evento) com nove bangalôs de 36m² a 90m² e quatro lojas construídos em módulos habitacionais termoacústicos. Semelhantes a contêineres, eles são cedidos pela CMC Modular que entrega as peças metálicas já customizadas de acordo com o projeto de cada profissional, o que possibilita uma obra limpa, rápida e muito mais sustentável. 

Ficam ali também os espaços de alimentação: o restaurante, mais uma vez operado pelo Cooking Buffet, de Adriana Mattar e Cecília Gros, que também terão um pequeno empório; uma livraria-café, com livros da Unisaber e comidinhas do Mètiers; um bistrô na piscina a cargo do chef Écio Cordeiro de Mello; além de lojas como a ótica Gus Eyewear e a Santa Cruz Home Bazaar e o espaço da Audi, que apresenta sua linha 100% elétrica e permite a realização de test-drives, com os interessados saindo de carro por uma entrada secundária da residência.

Outra novidade no jardim é o ambiente criado pelo arquiteto João Panaggio para a Deca como um espaço premium do hotel. Uma espécie de casa-spa, inspirada nas termas romanas, totalmente conectada à natureza e pensada para hóspedes em busca de relaxamento. 

A CASACOR Rio tem patrocínio master da Deca. Além disso, conta com a Coral como tinta oficial; a Audi, como patrocinadora; a Gafisa como patrocínio local; e a Portinari como apoio local. O apoio institucional é do Instituto Brando Barbosa e o apoio técnico da Plenty Engenharia. O banco oficial é o Banco BRB, o hotel oficial é o Fairmont Rio, e o shopping oficial é o CasaShopping; a rádio oficial é a JB FM e a Veja é a media partner. Nossos fornecedores oficiais são: Alamaster, CMC Modular e Woods Wine Experience.

Tema nacional: Corpo e Morada

As 42 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas que participam desta edição terão como inspiração para suas ambientações o tema nacional da CASACOR 2023: Corpo e Morada, que enxerga a casa como uma extensão do nosso corpo, o lar como um ambiente fundamental para a manutenção de uma saúde integral.

Os arquitetos participantes

Adriana Esteves; Amanda Miranda; Ana Cano e Vivian Reimers; Ana Veras; Andrea Duarte e Anna Malta; Angela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes; Bitty Talbot e Cecília Teixeira; Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch; Camila Simbalista e Paula Wetzel; Catê Poli e Luis Porto; Celso Rayol e Fernando Costa; Claudia Infante; Claudia Pimenta e Patricia Franco; David Bastos; Diego Raposo e Manuela Simas; Erick Figueira de Mello; Fabiano Prates Ravaglia; Fernanda Medeiros; Gabriela Eloy; Geralda Januário e Paulo César Januário; Gisele Taranto; Hannah Cabral e Monique Pampolha; Isabella Lucena; João Amand e Sophia Abraham; João Panaggio; Julio Teroni; Karyne Lima; Lenora Lohrisch e Wair de Paula; Leila Dionizios; Lucas Barbosa; Maira e Kaio Duarte Silva; Marcela Martins; Márcia Müller e Manu Müller; Mariana Marques Teixeira e Pedro Pantoja; Maurício Nóbrega, Bia Wolff, Maria Estelitta e Patricia Vieira; Patricia Marinho e Manuele Colas; Paula Muller; Paula Neder; Pedro Rabelais; Rafael Mirza; Tiago Freire; Tom Castro e Victor Niskier.

Palacete Brando Barbosa: um pouco de história

Vizinha ao Jardim Botânico, a propriedade foi construída em 1860 como parte da antiga Chácara da Floresta pela família Faro, de importantes cafeicultores. Anos mais tarde, foi a residência do importante médico sanitarista Oswaldo Cruz. Mas, seus dias de glória foram vividos apenas a partir da década de 1960, quando Jorge Brando Barbosa e a esposa Odaléa compraram, reformaram e ampliaram o imóvel original usando móveis, arcos, portais, quadros e esculturas garimpados em antiquários, conventos, sedes de fazenda e igrejas do interior do Brasil.  Hoje, o imóvel é sede do Instituto Brando Barbosa (IBB), que cede o espaço, pelo terceiro ano, para a realização da CASACOR Rio. 

Tendências

CORES E EFEITOS. Os tons vibrantes vêm com tudo nessa edição. Eles aparecem em diferentes tonalidades de vermelhos, azuis, verdes. Das mais abertas às mais secas. Assim como as cores que remetem ao natural, como o terracota, usado não só em revestimentos, mas também em móveis. Os tons neutros e pastel também aparecem em profusão nas paredes e no mobiliário, deixando o destaque, muitas vezes, para os objetos e obras de arte. Os efeitos decorativos em tetos e paredes também seguem em alta: ombré, cimento queimado e o exclusivo velvet da Coral – que confere um resultado aveludado às superfícies -, são vistos em vários espaços. Vale muito um olhar cuidadoso nos ambientes de Erick Figueira de Melo, Maurício Nóbrega, Lenora Lohrisch e Wair de Paula e Andrea Duarte e Anna Malta.

CORPO E MORADA. O tema nacional da CASACOR foi uma grande inspiração para os profissionais cariocas. Mariana Teixeira e Pedro Pantoja mergulharam na referência para criar um Palacito Bric que tem cubas de cerâmica artesanal em formato de corpo humano e revestimento em concreto num tom produzido para lembrar a pele humana. João Panaggio foi até as termas romanas para criar seu Pavilhão Deca, com planta circular que tem a água como elemento central e os cuidados com o corpo como objetivo final. Fernanda Medeiros criou uma Sala de Banho para a prática do autocuidado e relaxamento. E Gisele Taranto fez sua Suíte Presidencial quase como um complemento ao corpo, um espaço de descanso, pensado para proporcionar bem-estar e saúde mental. 

TEXTURAS E SENSAÇÕES. Beleza pode até ser fundamental no quesito decoração. Mas, os profissionais estão apostando cada vez mais no estímulo de sensações. Do arrepio, da Vinoteca de Lucas Barbosa, ao perfume do jardim do Pausa Pátio, de Ana Veras. A ideia é aguçar todos os sentidos, seja através de uma trilha sonora provocante, seja com diferentes aromas, seja com o uso de múltiplas texturas que, essas sim, estão por todos os lados dessa CASACOR Rio. Em móveis, paredes, tetos, objetos. Das que trazem sensação de conforto e aconchego, como no caso do tecido bouclé, que Gisele Taranto usa em sua Suíte Presidencial, às mais rústicas, como a piaçava, que aparece no hall da Cozinha Gourmet de Amanda Miranda. 

ELEMENTOS ARTESANAIS. O feito a mão veio definitivamente para ficar. Os elementos artesanais e fibras naturais estão por toda a parte, em móveis, objetos, revestimentos. Por todos os ambientes, há muitos objetos de cerâmica, cestaria, madeira. O Restaurante Brise, de Bitty Talbot e Cecília Teixeira, talvez seja o exemplo maior com piso de tijolo natural (colado um a um), teto de palha trançada e peças exclusivas de cerâmica de olaria no balcão e nas mesas. O Jardim de Inverno de Erick Figueira de Mello também traz fibras naturais em profusão. E a Casa Senses, da UP3 Arquitetura, usou a palha para revestir todo seu ambiente.

PAINÉIS DE MADEIRA. Eles estão presentes em muitos ambientes, nas mais variadas cores. E, embora, em quase todos apareçam como revestimentos de parede, em alguns eles assumem novas funções. Seja camuflando o armário e servindo de cabeceira, como na Suíte Tu Vens, de Paula Müller; seja na versão ripada com iluminação embutida do Quarto 021, de Camila Simbalista e Paula Wetzel. Outro destaque é o pinus canadense com seus nós bem aparentes usado por Mauricio Nobrega para “envelopar” os ambientes Café e Livraria.

MUXARABIS E TRELIÇAS. Os elementos estão por toda a parte, em diferentes materiais. A madeira, claro, segue como o mais comum e aparece na Recepção, de Lenora Lohrisch e Wair de Paula; e no Bar do Jardim Gafisa, de Diego Raposo e Manuela Simas, que usaram o recurso como forro no teto. Já Hannah Cabral e Monique Pampolha criaram um muxarabi de alumínio com pintura eletrostática imitando madeira que circunda toda a sua Suíte Oriel, criando um lindo jogo de sombras pelo ambiente. Já na Loja da Casa, Claudia Infante optou por um muxarabi em fibra de vidro, mais resistente e sustentável.

MOBILIÁRIO ORGÂNICO. As curvas conquistaram lugar definitivo na decoração e aparecem por praticamente todos os ambientes. E o redondo é, sem dúvida, a forma mais usada esse ano: em poltronas, telas, tapetes. Vale um olhar mais apurado no Lobby, de Márcia e Manu Müller; na Recepção de Lenora Lohrisch e Wair de Paula; na Cabana Angatu, de Gabriela Eloy e no Podcast Papo ao Cubo, de João Amand e Sophia Abraham. 

OLHE PARA CIMA. Os tetos continuam ganhando destaque. Muxarabi, tapetes, lambe-lambe do coletivo Muda, pinturas, texturas e até tacos. Vale muito dar aquela olhadinha para o alto e apreciar a criatividade dos nossos profissionais. Especialmente no Piano-Bar, de Paula Neder (lambe-lambe); no Jardim de Inverno, de Erick Figueira de Mello (tapete); no hall do Bar do Jardim Gafisa, de Diego Raposo e Manuela Simas (muxarabi); e na Casa’ 73, de Victor Niskier (tacos).

CASACOR RIO 2023www.casacor.abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro/ – (21) 2512-2411

De 15 de agosto a 15 de outubro de 2023 – Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico

De terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h