A CasaCor Rio 2023 acontece em formato de hotel boutique, com muitas salas de convivência, suítes espaçosas e bangalôs no jardim

A CASACOR Rio está acontecendo, pela terceira vez consecutiva, no Jardim Botânico e vai até 15 de outubro. Em 44 ambientes, jovens e consagrados profissionais da arquitetura, decoração e paisagismo transformaram o Instituto Brando Barbosa num hotel boutique muita com beleza, obras de arte e tendências.

Veja aqui alguns deles:

A “Cozinha do Chef – Raízes” projetada pela arquiteta Amanda Miranda foi idealizada para um chef de hotel boutique realizar pequenos jantares. O espaço de 50m² – composto por hall de entrada, cozinha e banheiro – celebra a brasilidade, com referências claras ao nosso tropicalismo, artesanato popular e raízes indígenas para propor uma experiência imersiva através de uma arquitetura provocativa que explora os cinco sentidos. “A ideia é fazer aflorar nos visitantes suas memórias quase lúdicas de um Brasil tropical e alegre, em verde e amarelo”, conta ela. “Acredito que revisitar nossas raízes e ancestralidades é também uma forma de fortalecer nosso futuro e valorizar nossa identidade cultural”, acrescenta. (Fotos MCA Estúdio)


Pausa Pátio” é um espaço de 150m² projetado pela paisagista Ana Veras na CasaCor Rio 2023 para ser, essencialmente, um local de relaxamento e contemplação. O projeto partiu de um chafariz central existente (em mármore, de estilo clássico), que foi envolvido por uma nova estrutura (executada em placas cimentícias com textura similar ao aço corten) para assumir a função de “banco da praça”, com jardineiras mais altas em duas quinas. Já o piso foi coberto com réguas de concreto bruto, feitas individualmente em fôrmas de madeira, delimitado por uma faixa de grama estreita que ajuda a quebrar a “dureza” do material. “Idealizamos um espaço impactante e acolhedor, onde o público pode ainda desfrutar a vista do Cristo Redentor”, conta Ana. “A iluminação aconchegante, o perfume das flores e árvores frutíferas, a presença do elemento água e o som da fauna que ali habita contribuíram para criar uma atmosfera muito especial, ao mesmo tempo que estimulam vários dos nossos sentidos”, acrescenta ela. (Fotos André Nazareth)


As arquitetas Bitty Talbot e Cecilia Teixeira elegeram a CasaCor Rio 2023 para celebrar, em grande estilo, os 10 anos do escritório Brise Arquitetura. Não por acaso, a dupla assina o “Brise Restaurante” (com 192m²) e o “Pátio das Lareiras” (com 76m²), que são espaços de convivência e permanência onde a boa comida é o melhor pretexto para reunir – e aproximar – amigos e familiares que visitam o evento. “A edificação já tinha ares de casa de campo, de fazenda. Decidimos, então, manter esta essência e priorizamos acabamentos de materiais naturais para deixar os ambientes mais aconchegantes”, conta Cecilia. “Neste projeto, não nos preocupamos com recursos tecnológicos. A ideia aqui é propor justamente o oposto – desconectar para apreciar e saborear a gastronomia, o charme e as particularidades do local. Sem pressa”, acrescenta Bitty. (Fotos MCA Estúdio)


O arquiteto David Bastos, do escritório DB Arquitetos, assina o “Living principal” da mostra, um espaço generoso de 68m² que ele batizou de Origem pela presença significativa de obras de arte de artistas da Bahia, estado onde foi criado. “Quando visitei a propriedade, o living foi o ambiente que mais me passou emoção”, conta ele. “Como a casa principal é tombada, conservamos a estrutura original para valorizar ainda mais sua história. Depois, aplicamos nas paredes uma textura que remete à areia de praia e tem tudo a ver com o Rio de Janeiro”, acrescenta ele. (Fotos MCA Estúdio)


Com 48m², a “Sala de Encontros leva a assinatura do Estúdio Design Noel Marinho, comandado pela arquiteta Patricia Marinho e sua sócia Manuèle Colas. Além de funcionar como um lounge com tv, o espaço é também uma oportunidade de conhecer peças inéditas para interior, inspiradas no legado de Noel Marinho, a partir dos anos 60. É o caso dos tapetes, bandeja e painéis amadeirados com desenhos extraídos de uma colagem em papel (15x15cm) que originou a série de azulejos Irmãos Roberto, o painel de azulejos integrado à marcenaria da estante (que reproduz desenho em guache G.04, ainda inédito) e um gabinete com desenhos em relevo nas portas, replicado da série de azulejos G.02. Vale lembrar que todas essas releituras e desdobramentos contaram com a curadoria de arte de Heloisa Amaral Peixoto para originar peças numeradas, feitas sob medida, datadas e assinadas. “O visitante poderá conhecer também, em primeira mão, uma reedição da escrivaninha Memórias que o Noel projetou para mim e minha irmã Andréa, nos anos 70”, conta a filha arquiteta Patricia Marinho. (Fotos André Nazareth)


Uma casa na serra com infraestrutura hoteleira, totalmente integrada com a natureza ao redor. Assim a arquiteta Gabriela Eloy define a “Cabana Angatu”, espaço de 90m² em forma de caixa, com grandes panos de vidro no lugar de paredes, projetado por ela sobre um terreno de 335m². “Angatu é uma palavra Tupi-Guarani que significa bem estar, felicidade e alma boa”, justifica ela. O projeto foi concebido para estimular a introspecção e a conexão com a nossa essência, e, para isso, a arquiteta abusou de elementos da natureza, como madeira, pedra, água, fogo e, claro, a vegetação farta existente. “O grande espelho d’água ao longo de toda a fachada principal sugere uma limpeza física e mental antes de entrar na morada, ao mesmo tempo que marca a transição do mundo externo para o interno”, explica. (Fotos MCA Estúdio)


A arquiteta Paula Müller estreia na CasaCor Rio 2023 assinando a “Suíte Máster TU VENS”, de 30m², localizada no segundo andar da casa principal do hotel boutique. “Minha ideia foi projetar um quarto acolhedor onde o hóspede também se sinta abraçado e conectado consigo mesmo”, explica ela. “Sabe aquele quarto de hotel que você sonha em ter em casa, sem nunca precisar fazer checkout?”, brinca. (Fotos MCA Estúdio)


O “Quarto 021” da CasaCor Rio 2023 foi projetado pelas arquitetas Camila Simbalista e Paula Wetzel, do Studio 021 Arquitetura, para ser um quarto de hotel, que poderia estar em qualquer lugar do mundo – da zona sul e região serrana do Rio a Miami, passando por Paris ou Estocolmo. Localizado no andar superior da casa principal, o ambiente de 21m² conta ainda com um pequeno hall de acesso e uma sacada com vista para o jardim. “Nossa ideia foi criar um quarto de hotel boutique com atmosfera residencial para que o hóspede se sinta em casa”, resume Camila. “Como o cômodo faz parte de um casarão histórico tombado, com ares palacianos, lançamos um olhar contemporâneo sobre alguns elementos arquitetônicos existentes, que foram incorporados ao projeto”, acrescenta a sócia Paula. (Fotos MCA Estúdio)


A “Casa Senses” é um proposta de refúgio hoteleiro no campo erguida pelos arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório UP3 Arquitetura, a convite da Brentwood, que forneceu todos os móveis do espaço, entre poltronas, mesas, cadeiras, sofás, banco, cama etc. A casa foi montada a partir de três contêineres reaproveitados e uma estrutura metálica que permitiu expandir a área construída, em formato de caixa, até 105m².

A principal inspiração do projeto veio das casas de campo contemporâneas, com soluções que promovem a máxima integração dos ambientes internos com a natureza ao redor. “Batizamos este refúgio de ‘senses’ porque nossa intenção aqui é despertar nos visitantes diferentes sensações a partir de materiais, texturas, iluminação, ventilação e vegetação naturais que, combinados com formas orgânicas e arredondadas, nos conectam instintivamente ao meio ambiente”, explica Cadé. (Fotos MCA Estúdio)


CASACOR RIO 2023

  • Período: de 15 de agosto a 15 de outubro de 2023
  • Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h
  • Local: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico.
  • Informações: (21) 2512-2411
  • Ingresso inteiro: R$ 90,00
  • Meia entrada: R$ 45,00
  • Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos, estudantes com carteira oficial, deficientes (e um acompanhante) e professores das redes pública e privada (desde que apresentem documento válido com foto) pagam meia entrada.