Localizada em São Conrado, no Rio de Janeiro, esta casa modernista com mais de 60 anos passou por uma grande reforma

Foi durante uma corrida matinal que uma publicitária se deparou com esta casa em estado de abandono, em São Conrado (bairro na zona sul do Rio de Janeiro), e não hesitou em contar para o marido, que também é publicitário, sobre a joia bruta que acabara de descobrir e precisava apenas de uma boa lapidada. Rapidamente, ele se encantou com a arquitetura modernista da casa, que tem 900m². Assim que o negócio foi fechado, antes de se mudarem para o novo endereço com os três filhos, eles encomendaram aos arquitetos Jéssica Sarriá e Murad Mohamad, do escritório carioca Murad + Sarriá Arquitetura e à arquiteta Renata Zappellini, um projeto de renovação completa da propriedade, erguida há mais 60 anos.

A reforma teve como ponto de partida respeitar ao máximo a arquitetura original, mantendo intocados muitos dos elementos característicos da época, com destaque para a cobertura ondulante presente em uma das extremidades da casa, que lembra as obras de Oscar Niemeyer e Rino Levi e os clientes fizeram questão de manter.

O projeto de interiores conta com mobiliários predominantemente modernos e contemporâneos, com destaque para a poltrona com pufe Up (de Gaetano Pesce), a mesa de jantar Fresta (de Claudia Moreira Salles), o par de poltronas Gio (de Sergio Rodrigues), a mesa de centro Rosá (de Maria Cândida Machado), as cadeiras de jantar Francisco (de Dado Castello Branco), entre outras peças de design assinado. Nas paredes e estantes, há fotografias, quadros, livros e até mesmo pinturas produzidas pelos próprios moradores, com destaque para o quadro e a escultura da sala de jantar, do artista Ivan Freitas, a escultura de Roberto Magalhaes e uma obra assinada por Tulio Dek.

Os arquitetos contam que começaram a repensar a casa reorganizando a planta, que tem dois pavimentos e um subsolo. Na prática, algumas paredes dos dois pavimentos superiores, antes bastante compartimentados, foram eliminadas, mas as amplas portas e janelas de vidro foram mantidas para enfatizar a fluidez espacial e romper os limites entre interior e exterior. Já a cozinha aberta para sala ganhou uma área ampla, iluminada, ventilada e com uma vista de tirar o fôlego da praia de São Conrado, tornando-se o lugar preferido dos novos moradores.

Amo o clima bucólico que tem aqui. Fui criada em fazenda e quero que minha filha tenha essa conexão com a natureza. Toda tarde recebemos a visita dos tucanos e o silêncio faz parecer que nem estou no Rio”, relata a moradora. Ao idealizar sua nova residência, ela sabia exatamente o que precisava: espaço de sobra para acomodar não só as obras de arte, mas principalmente a vasta coleção de livros. “Eu e meu marido somos publicitários e temos colecionado memórias de uma vida inteira, colhidas em viagens pessoais e profissionais, além de presentes que têm muito valor afetivo para nós”, diz.

A casa, que surge em meio à natureza, se opondo ao caos urbano, conquistou com o novo projeto um novo olhar que ressalta a arquitetura existente, porém com um programa mais integrado e amplo para a família aproveitar os momentos de lazer.

Murad + Sarriá Arquitetura – @muradsarriaarquitetura

Renata Zappellini – @renata_decor