Projeto de arquitetura de interiores para uma casa de 600m² em Key Biscayne, uma charmosa ilha ao sul de Miami – USA

A casa, com área total de 600m², está localizada na ilha de Key Biscayne, ao sul de Miami. Essa ilha fica a poucos minutos de carro do centro de Miami e é conectada através da ponte Rickenbacker Causeway, uma estrada suspensa de seis quilômetros por cima do mar.

O famoso farol Cape Florida Lighthouse, construído em 1825 é o grande destaque da arquitetura da época, considerada a construção mais antiga do sul de Miami.

A casa já havia sido reformada por arquitetas da região, onde foi feita toda atualização arquitetônica.

Na arquitetura de interiores, o escritório Bernardes Arquitetura já havia prestado serviços à família em outro imóvel no Rio de Janeiro, porém, precisavam de uma arquiteta de confiança que estivesse na região de Miami para desenvolver o projeto de interiores. Então, a arquiteta Carol Farah, que já havia trabalhado no escritório, assumiu essa responsabilidade, pois ela reside em Miami, próximo da ilha. Em parceria com outra arquiteta brasileira, Joana Ribeiro, elas começaram a pensar em todas as possibilidades para a casa.

Com o briefing em mãos, alinharam pequenas modificações na arquitetura. Os guarda-corpos foram substituídos e, na sala principal, foi instalado um mais moderno de madeira, todo em carvalho americano. E na área externa, foi construído um pergolado junto à área gourmet.

A etapa seguinte foi buscar um mobiliário adequado, a partir de referências de design para cada escolha, com texturas diferentes e elementos naturais. Foram utilizados diversos materiais, como couro, madeira, linho e palha, entre os principais, deixando a casa com o clima praiano.

Destaque para a Chaise Poliform, comprada na Loja Luminarie, a mesa Rio, a escultura Mamonouche do designer Ingo Maurer e para fechar o quadro instalado na sala de jantar, comprado na Amelie Maison D’Art, galeria francesa.

Carol Farah – @carol_farah_arquitetura

Joana Ribeiro – @joanaribeiroid