Projeto de Gustavo Marasca para a casa-sede desta fazenda dedicada ao cultivo de mogno africano e ao lazer dos proprietários

Uma família composta por quatro irmãos com suas respectivas esposas e filhos comprou um terreno de 226 alqueires, em Ribeirão dos Índios (município do Estado de São Paulo, próximo a Mato Grosso do Sul), com a finalidade de plantar mogno africano para comercialização. Em seguida, eles contrataram o escritório do arquiteto Gustavo Marasca para projetar a sede do novo negócio, no próprio local, que seria usada também como um espaço de lazer dos novos proprietários, nas férias e finais de semana.

Com 1.300m², fachada em tijolo de demolição e telhado com estrutura de madeira coberta com telhas cerâmicas, a construção foi erguida do zero, em três blocos:o bloco principal é integrado por oito suítes, sala de estar com tv, sala de vinhos, lavabo e cozinha; o segundo bloco é voltado para a piscina e concentra a área gourmet, cozinha de apoio e dois generosos ambientes de estar, com estilo mais despojado; já o terceiro bloco reúne academia, brinquedoteca, sauna e vestiários. “Os clientes pediram um projeto prático de manter e limpar no dia-a-dia, com camas para acomodar todos os membros da numerosa família e uma atmosfera alegre e vibrante em toda a casa”, revela Marasca. “A ideia principal do projeto foi criar espaços integrados de recreação e lazer para serem desfrutados com o máximo de conforto”, acrescenta ele.

De estilo contemporâneo-rústico, a decoração de todos os ambientes da casa é integralmente nova, com ênfase em materiais naturais, como couro, madeira, cerâmica, tijolo, cimento e fibra, a exemplo do piso do bloco de lazer, voltado para a piscina, em cimento queimado com detalhes em ladrilho hidráulico e tijolinho de demolição. Os móveis foram selecionados para deixar o projeto mais leve e alegre, sem abrir mão do lado prático nos quesitos manutenção e limpeza. No bloco principal, todos os tapetes e poltronas dos dormitórios foram escolhidos em tons mais escuros, assim como os tecidos do sofá e das poltronas da sala. Outro destaque nos quartos são as cabeceiras das camas, desenhadas pelo arquiteto e executadas com telinha de palha natural. A maioria das cadeiras e banquetas altas são de madeira e ganharam estofamento em couro marrom para reforçar o clima de fazenda. “A mesa de refeições redonda de granilite, assinada pelo Estudiobola, e o par de poltronas C26, assinada pelo escritório Arktekti para a Carbono Design, estão entre as minhas peças prediletas no bloco onde fica a área gourmet”, revela o arquiteto.

Com piso de porcelanato cinza num tom claro (com 80x80cm), a área interna da casa (onde ficam as suítes) segue a mesma proposta da área gourmet, com tons mais terrosos em destaque no décor, a exemplo das quatro poltronas redondas, da Saccaro, estofadas com tecido na cor marsala, sobre um tapete de pele de boi natural. Na sala de tv, o sofá Lego, assinado pelo Estudiobola, ganhou estofamento em tecido bouclet, de coloração mesclada, puxando para o marrom. Na cozinha, as bancadas são de granito Café Imperial, com acabamento escovado, e os armários são de madeira.

O paisagismo da área externa é repleto de árvores de pequeno, médio e grande portes (algumas frutíferas), além de arbustos e flores, e ainda conta com um caminho que circunda toda a casa-sede da fazenda, convidando à contemplação. Sob uma árvore centenária, o arquiteto projetou um fire place com duas áreas para fogo, que acomoda confortavelmente 20 pessoas. Revestida internamente com cerâmicas em tonalidade esverdeada da coleção Pacific, da Portinari, a piscina foi setorizada em quatro áreas: parte mais funda para nado, prainha com 20cm de profundidade para espreguiçadeiras parcialmente submersas, prainha com 45cm para espreguiçadeiras totalmente mergulhadas e spa para nove pessoas. Todos os móveis, em tons de azul, foram fornecidos pela Tidelli.

O maior desafio deste projeto foi misturar elementos rústicos e naturais com mobiliários contemporâneos, muitos de design assinado, sem descaracterizar o clima de fazenda”, conclui Marasca.

Gustavo Marasca Arquitetura – @gustavomarasca