Casa contemporânea com 315m² foi elaborada para um casal que está na melhor idade e buscava um refúgio no interior de São Paulo
O projeto é assinado pelo escritório Estúdio Proza, que abraçou a obra desde a concepção até o acabamento da casa, criando um ambiente que não fosse apenas uma moradia, mas sim um ponto de encontro entre pessoas queridas.
A casa contemporânea foi pensada a partir da dificuldade do terreno, que tem mais de 800m² e 7 metros de declive. “A topografia do terreno foi um dos grandes desafios desse projeto, por isso, a solução que adotamos foi deixar a área íntima da residência no nível da rua e a área comum no pavimento inferior, priorizando a vista da suíte master, com um grande terraço para contemplar o nascer do sol”, explica o arquiteto Henrique Brançam.
Toda a residência foi pensada de forma ampla, o que possibilitou a criação de uma habitação aberta, com espaços integrados e cômodos generosos.
Para manter o estilo contemporâneo, o escritório optou por utilizar fendas nas paredes e laje, trazendo leveza e movimento na fachada. Também foi projetado um balanço de 2 metros na suíte master, criando um jogo de volumes.
O balcão com acabamento azul aqua e iluminação embutida se destacam na área gourmet da residência. Os clientes – que adoram receber amigos em casa – também pediram que essa área contemplasse uma churrasqueira que não utilizasse carvão e que pudesse ser útil para diversos momentos. “Nesse projeto optamos por trabalhar com uma churrasqueira a gás e uma coifa motorizada, assim conseguimos atingir uma melhor exaustão da fumaça no espaço”, acrescenta o arquiteto Ricardo Sobral.
Na área interna, toda a marcenaria foi baseada em cores e texturas, valorizando o acabamento das peças. Já para os mármores e granitos, foram utilizadas cores mais sóbrias, tornando o ambiente mais elegante.
Para trazer mais vida ao lar, foram utilizados pisos sóbrios com textura de cimento queimado e revestimentos alegres, além de esquadrias de alumínio com tela, visando uma melhor vedação e conforto dos ambientes. Para finalizar, foi escolhido um paisagismo mais tropical, com plantas de pequeno e médio porte que agregam valor à arquitetura da casa.