10/03/2017 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Hisao Suzuki

Thomas Pritzker, presidente da Hyatt Foundation, anunciou no dia 28/02 que o estúdio catalão RCR Arquitectes é o vencedor do Pritzker 2017, o principal prêmio de arquitetura do mundo.

Segundo o anúncio oficial, o júri selecionou os arquitetos espanhóis Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, que já vêm trabalhando juntos há quase três décadas em uma obra cujo impacto vai muito além de sua área de atuação.

“O trabalho deles passa desde espaços públicos e privados a centros culturais e instituições de ensino, e a sua habilidade de relacionar intensamente o meio ambiente a cada trabalho é uma prova de seu processo e profunda integridade”, destaca o comunicado.

Fundado em 1987, conhecido como um Oficina de Arquitetura Criativa, o RCR Arquitectes está baseado, desde 2008, no Espai Barberi, uma antiga fundição artística. O trio sempre aspirou combinar a prática profissional com a investigação arquitetônica, que tem sido aplicada em seus projetos.

Desse interesse, nasceu em 2008 o Lab•A, Laboratorio de Arquitectura Barberí•Abierto, um espaço para desenvolver a investigação e transversalidade criativa. Em 2013, eles criaram também a RCR Bunka Fundação Privada, que tem como objetivo valorizar socialmente a arquitetura, e implicitamente as artes e a cultura.

RCR Arquitectes
www.rcrarquitectes.es

Pritzker
www.pritzkerprize.com