07/12/2017 — Texto: Cintian Moraes | Fotos: Divulgação

A modalidade de consórcios de imóveis vem enfrentando as incertezas econômicas e políticas brasileiras e está demonstrando, durante o ano de 2017, números positivos e animadores para quem tem o sonho de adquirir ou investir em um imóvel.

O que é e como funciona?

O consórcio é uma opção para quem não tem pressa, mas precisa de um incentivo para poupar. É formado por um grupo de pessoas para arrecadar determinada quantia durante um certo período. Todos os meses, os participantes contribuem com um valor definido, gerando uma poupança conjunta. A cada mês, até o final deste período, uma ou mais pessoas são contempladas e recebem a quantia necessária para a aquisição do seu imóvel, valor que é determinado na criação do grupo.

Em alta

Diante de um cenário de crédito caro e restrito para a compra de imóveis pelos bancos, as administradoras de consórcios imobiliários reforçam que é possível enxergar oportunidades, mesmo em momentos difíceis.

Este ano está sendo um dos melhores para contratar um consórcio como explica Vitor Faria, especialista e diretor executivo da Ativa New Corretora de Seguros. “Podemos constatar essa situação pelo novo teto de financiamento imobiliário para novos e usados definido pela Caixa Econômica Federal. No caso dos imóveis usados, hoje é possível financiar somente 50% do valor, como muitos brasileiros não dispõem da metade desse valor, para pagamento à vista, fica mais difícil financiar e faz com que o público opte por uma alternativa mais interessante”, explica.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), entre janeiro e julho deste ano, mais de 140 mil cotas de consórcio imobiliário foram comercializadas, 10,5% de aumento em relação ao mesmo período de 2016. O volume de créditos também cresceu, alcançando R$ 18,95 bilhões.

Vantagens

De acordo com o especialista, duas das vantagens de um consórcio imobiliário é o custo menor e a flexibilidade. “Enquanto em um financiamento o cliente paga juros, no consórcio paga a taxa da administração diluída nas parcelas pelo prazo do contrato todo. No geral, o mesmo imóvel no consórcio sai duas ou até três vezes mais barato que em um financiamento e ainda oferece vários meios de contemplação e a escolha do imóvel, se terreno, apartamento, casa, e a possibilidade de reformar”, esclarece Vitor.

Para quem está interessado nessa opção, a escolha de uma administradora é extremamente importante. “O processo de adesão sem um especialista de apoio se torna burocrático e nem tão vantajoso em termos de tempo e custo”, finaliza o especialista.


Fundada em 1996, a Ativa New Corretora de Seguros atua no mercado com diversos tipos de serviços em parceria com as mais renomadas seguradoras. Com ampla experiência no setor, possui um diferencial: o atendimento no pós-venda, oferecendo um serviço exclusivo de 24 horas em caso de sinistro. Assim, qualificando as operações com foco na satisfação dos clientes.

Endereço
Av. General Osório 555 | 
Trujillo | Sorocaba | SP

www.ativaseguros.com.br

Contato
15 3334.3000

[email protected]

Tire suas dúvidas com um Arquiteto

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas e nossa rede de profissionais entrará em contato em breve!