28/08/2020 — Texto: Larissa Karlovic | Fotos: Divulgação

Rendas manuais feitas por artesãos através de diversas técnicas e regiões do Brasil são eternizadas em "Coleção Rendas"

O conceito da nova coleção do designer Pedro Franco, à frente da A Lot Of Brasil, nasceu da vontade de criar um contraponto à grande rede da Matrix e à Inteligência Artificial, utilizando como base as tramas feitas à mão, caracterizadas pelas rendas brasileiras. Assim, o conceito da “Glo-calidade” (global+local) – constante linha guia de seu trabalho – também se faz presente na nova coleção, que promove a intersecção entre dois mundos: o tecnológico e o dos trabalhos e saberes manuais. 

Desde que as rendas chegaram no Brasil, por intermédio da família real portuguesa no século XVIII,  ganhou autoralidade por meio de diferentes comunidades artesãs. Assim, mais que uma identidade nacional, adquiriu um feitio com características regionais, de modo que hoje é possível determinar a origem de uma renda a partir do tipo de trama.

As mais de 50 rendas utilizadas na coleção foram garimpadas pelo designer em feiras de artesanato e durante anos em viagens de trabalho, por diferentes regiões do Brasil. Franco planejava o lançamento da coleção para a edição 2020 do “Salão do Móvel de Milão” – o evento mais importante do design mundial que, por conta da pandemia do Coronavirus, acabou sendo cancelado. Assim, a coleção completa será lançada oficialmente na “60ª edição do Salão do Móvel”, que acontecerá em abril de 2021.

O experimentalismo se faz presente na nova tecnologia desenvolvida – a da eternização – onde as rendas garimpadas por Franco são eternizadas em banho de cobre – uma eternização da iconografia local. A técnica consiste em um banho de metal, onde as rendas são submersas para que metalizem e enrijeçam, para então serem usadas para compor as peças, como encosto das cadeiras e apoio das mesas, ambas com edições limitadas. Já as peças produzidas em escala industriam recebem encostos e tampos em aço com banho de cobre recortado a laser, reproduzindo as rendas autorais assinadas por Franco.

Na atual coleção, a Poltrona “Underconstruction” – uma das peças-ícone da A Lot of Brasil, que mimetiza a cada nova coleção, transforma-se em uma plataforma para amplificação do trabalho da artesã baiana Ana Caires. Sua técnica do bordado Ponto Cruz é aplicado nas diversas tiras que compõe a poltrona. 

Demonstrando uma convivência possível e necessária, o Aparador Renascença mostra as diversas belezas que podem surgir com a alta tecnologia e o processo artesanal. Na coleção, a peça ganha duas versões: em uma delas, o desenho da renda autoral de Pedro Franco é traduzido fielmente pelo uso da alta tecnologia de recorte a laser CNC. Na outra, as rendas surgem a partir de um processo delicado, onde são esculpidas manualmente pela artesã e co-criadora Fafá Escultora. 

Sobre Pedro Franco

Pedro Franco é considerado um dos maiores expoentes do design brasileiro da atualidade. Além de suas criações autorais, é fundador e diretor de arte da Indústria A Lot of Brasil, pioneira na edição e fabricação de peças em solo brasileiro assinadas por designers globais.

Algumas peças de sua autoria são consideradas icônicas do design brasileiro, tais como a Cadeira Esqueleto (2012) e a Poltrona Underconstruction (2010). Veículos importantes vem destacando seu trabalho, como o jornal italiano Corriere della Sera, que o denominou como “La New Wave del Design Brasiliano”, o jornal americano The New York Times, que inseriu a sua Poltrona Underconstruction como “Uma das 4 Tendências do Salão de Milão” e por fim, a revista brasileira Istoé, denominado-o como a “Nova Estrela do Design Brasileiro“

 

Para saber mais, acesse: www.alotofbrasil.com.br