01/07/2016 — Texto: Divulgação | Fotos: Fernanda Ligabue e Rafael Frasão

Instalação interativa de Guto Requena explora as emoções.

Misto de mobiliário urbano e projeto de visualização de dados, a mais recente instalação do designer e arquiteto Guto Requena, convida o participante a sentar-se em um banco, tirar uma foto de si mesmo e escolher dentre seis emoções aquela que sente no momento: amor, alegria, surpresa, raiva, medo ou tristeza, conforme definição do psicólogo Dr. Phillip Shaver sobre o grupo de seis emoções básicas do homem.

Cada uma das sensações é representada por uma cor, que filtra a foto no momento em que ela aparece na Galeria de Arte Digital. A imagem se dilui em um gráfico que permite comparar quais emoções predominam individual e socialmente.

O mobiliário urbano gerado por design paramétrico é feito por fabricação digital com placas de tetrapak recicladas.

“Eu Estou” é um desdobramento das investigações do Estudio Guto Requena sobre memória, tecnologias interativas e emoções. Um convite para refletir sobre as paisagens emocionais que nos conectam uns aos outros e ao nosso ambiente urbano.

De curadoria compartilhada entre o SESI-SP e Giselle Beiguelman, o projeto Arquinterface reuniu designers, artistas, arquitetos e pensadores da área da comunicação e do audiovisual para discutir as novas relações das tecnologias com o imaginário urbano e como as artes operam hoje em interface com a arquitetura e a cidade.

www.gutorequena.com