09/11/2020 — Texto: Cobogó Relações Públicas  | Fotos: Nelson Kon

Um terreno de forte aclive e uma linda vista foram os principais elementos de definição da implantação e volumetria desta casa

Esta casa de férias e fins de semana em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, encontra-se em terreno de forte aclive, propiciando uma linda vista de todo o seu entorno. Elementos que definiram a implantação e a volumetria do projeto assinado pelo Reinach Mendonça Arquitetos Associados (RMAA).

O lado sudoeste da casa concentra todas as circulações e acessos de carro para vencer o enorme desnível e caracteriza-se por uma volumetria rica, mas de poucas aberturas.

Pelo outro lado, para nordeste e noroeste com uma vista linda da paisagem rural, é para onde a casa se abre com grandes panos de vidro e varandas voltadas para o pátio da piscina e áreas de convivência e lazer.

A estrutura do embasamento e térreo foi resolvida em concreto e muros de arrimos revestidos de pedra. O pavimento superior, que abriga os dormitórios, é todo em estrutura de madeira laminada e coberto por telhas metálicas termo acústicas.

Em função da concordância da melhor vista para o lado noroeste, o projeto propôs grandes painéis de treliça de madeira com estrutura em aço que possuem flexibilidade para abertura ou fechamento total, conforme a insolação assim necessitar.

A proposta de executar todo o pavimento superior em estrutura pré-moldada de madeira e cobertura metálica seguiu algumas diretrizes que queríamos de leveza para os três pavimentos, ainda sobre um terreno de grande aclive. Desta forma definimos duas lâminas horizontais bem fortes, identificando as áreas sociais coletivas em concreto aparente e as áreas íntimas com madeira”, informa Reinach.

Para conhecer outros projetos do escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados (RMAA), acesse o site www.rmaa.com.br  ou o intagram @reinachmendonça