19/01/2017 — Texto: Vorá Comunicação Integrada | Fotos: Marcelo Stammer

Arquitetas projetaram áreas sociais abraçando a casa e a integrando ao entorno.

Com o Rio Nhundiaquara passando pelo quintal e uma vista privilegiada da Serra do Mar, a casa em Morretes no litoral do Paraná se tornou o lugar perfeito para o lazer de uma animada família curitibana. Filhos, netos e amigos são frequentemente recebidos para saborear o tradicional barreado, prato típico da região, nos fins de semanas e durante toda temporada de verão.

“Com um entorno tão exuberante, um dos pontos principais desse projeto foi integrar os ambientes à paisagem”, destaca a arquiteta Soraya Surdi.

A casa originalmente construída na década de 1980 passou por uma reforma e ampliação com projeto arquitetônico e de interior assinado pelas arquitetas da Surdi & Rosalinski – Studio Arquitetura. Na revitalização a casa ganhou uma piscina com borda infinita voltada para o Rio Nhundiaquara, spa, churrasqueira, gazebo e uma nova área de serviço. As arquitetas projetaram as novos espaços de lazer abraçando a casa e a integrando ao verde do entorno.

A opção para o projeto de interior foi por um décor naturalista. Quase todo mobiliário da antiga casa foi integrado à nova decoração. Dormentes que já faziam parte da estrutura anterior e estavam em bom estado foram utilizados como moldura para as novas esquadrias de alumínio.

Os tons terrosos fazem parte da paleta de cores utilizadas por fazer um link direto com a paisagem exterior. Fibras naturais, madeira e tecidos foram aplicados para completar o clima de aconchego e acolhimento.

“O desejo de revitalizar a estrutura e ao mesmo tempo preservar as memórias afetivas foi um pedido dos donos da casa. Estes detalhes deram identidade e tornaram o projeto único”, finaliza a arquiteta Ligia Rosalinski.

www.facebook.com/surdierosalinskiarquitetura