Uma casa de estilo provençal-contemporâneo, sob medida para uma empresária de 57 anos que buscava uma atmosfera de campo na cidade

Projeto em estilo provençal-contemporâneo para uma casa de 170m² com um pavimento térreo, em terreno de 353m², em Freguesia, bairro Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A cliente, uma empresária nacionalidades brasileira e espanhola, chegou ao Studio Livia Amendola através do perfil do escritório no Instagram. Ela buscou uma nova casa, num local mais seguro, próxima à residência de seus irmãos, porém, o imóvel estava muito deteriorado, precisando de reformas. A melhor opção foi colocar as paredes abaixo e configurar uma nova planta, adaptada para as necessidades da moradora.




Na parte da frente da casa havia uma sauna com banheiros, que foi demolida, abrindo espaço para ampliar a cozinha (antes muito pequena) e integra-la à sala. Um acesso por fora da casa hoje leva a um depósito, banheiro externo, lavanderia e uma pia super charmosa que serve para lavar as mãos e higienizar produtos e alimentos antes de entrar em casa (demanda que surgiu em função da pandemia).

Na cozinha, os vãos garantem a máxima integração com a área externa, permitindo ainda que a luz natural invada todo o espaço. Outro destaque é a divisão delicada do revestimento do piso, um azulejo decorado que quebrou o padrão de piso linear e ainda trouxe um Q provençal e romântico. A presença de plantas também ajudou a reforçar a ideia da conexão entre espaços internos e externos.

Sobre a decoração, a cliente já tinha muitas peças e móveis de grande valor afetivo, sendo algumas herdadas da família. É o caso da cadeira de escritório em madeira que pertenceu à sua avó materna e passou para seu pai e depois para sua irmã, antes de chegar a ela. Muitos itens da decoração também foram trazidos pela cliente das muitas viagens de férias.

Quanto à paleta de cores, o objetivo da composição foi trazer leveza ao espaço e permitir que a luz natural se espalhasse com mais intensidade, suavizando a presença de peças e itens decorativos de época, do acervo da moradora, que já são bem marcantes. “Buscamos uma neutralidade e atemporalidade na escolha dos acabamentos e cores, que também deixaram o espaço com um ar mais romântico”, acrescenta Livia.

Este projeto provençal-contemporâneo é da designer de interiores Livia Amendola e do engenheiro civil Rômulo Campos, do Studio Livia Amendola. Veja mais detalhes em www.liviaamendola.com.br ou no seu perfil do Instagram @studioliviaamendola