28/06/2021 — Texto: Cobogó Relações Públicas | Fotos: Nelson Kon

Em uma área de 1500m², a casa se destaca pelo uso dos elementos madeira, vidro e concreto, além de uma peça de escadaria helicoidal

Localizada em um pequeno condomínio fechado nos arredores de São Paulo, a Casa TRD, com projeto dos arquitetos Mario Biselli e Artur Katchborian, do escritório Biselli Katchborian Arquitetos Associados, contou com elementos em vidro e estrutura de concreto, além de uma peça de escadaria helicoidal, fazendo a conexão do ambiente de estar à passarela que une os volumes de acomodação do programa.

A residência é formada por dois volumes, dispostos de acordo com a geometria não-convencional do terreno. O volume principal, caracterizado pelo uso extensivo do vidro, abriga o programa público da residência, composto pelas salas de estar, almoço e escritório. A escada helicoidal, uma das exigências do cliente, está contida neste volume, ganhando destaque no hall da entrada social.

O segundo volume, caracterizado pelo emprego do concreto aparente abriga o programa privado, composto por sauna, adega, sala de jantar, cozinha gourmet, cozinha, dependência de serviço e cinco suítes. Assumindo uma organização triangular, o espaço livre formado entre os dois volumes é ocupado pela área de lazer e piscina. Referente a solução estrutural adotada, ambos os volumes são suportados por concreto armado protendido, o que permite minimizar os pontos de apoio, resultando em vãos e balanços estruturais generosos.

Arquitetos responsáveis: Mario Biselli e Artur Katchborian – escritório Biselli Katchborian Arquitetos Associados – www.bkweb.com.br@bisellikatchborian