Projeto de construção de nova residência para a família paulistana, em Alto de Pinheiros, deveria incluir o imponente Flamboyant!

O terreno, de aproximadamente 1000 m², foi adquirido pelos clientes devido às suas características naturais; aproximadamente 50% do mesmo era ocupado por um generoso jardim, incluindo um imponente Flamboyant. Por isto, o respeito às condições existentes no local passaria a ser o grande desafio neste projeto.

A primeira inciativa foi compreender as características ali presentes, antes que qualquer definição de partido. Decidiu-se nomear o Flamboyant como o grande personagem principal, fazendo com que todas as demais soluções fossem pensadas e modeladas conforme as suas características.

Localizado na esquina oriental do terreno, o Flamboyant foi digitalizado tridimensionalmente, incluindo as suas sucursais, assim sendo capaz de definir as diretrizes construtivas sem ameaçar o seu bem-estar.

Uma vez definido o protagonista, ele deveria ser visível por todos; partindo deste princípio, a sala de estar, sala de jantar e varanda gourmet – áreas comuns e de recepção – deveriam estar estreitamente ligados a ele.

Estas áreas foram cobertas por uma grelha de madeira estrutural – desenvolvida juntamente com o engenheiro estrutural Hélio Olga – que as entrelaça e conecta o jardim do fundo do terreno à rua, sendo este o elemento arquitetônico mais marcante. Todo o projeto de paisagismo foi desenvolvido pela arquiteta e paisagista Camila Vicari.

O desenho desta estrutura somente foi possível graças ao mapeamento tridimensional do início do processo, pois assim as dimensões e alturas da grelha foram definidas para reduzir ao máximo o impacto a paisagem.

br.perkinswill.com