01/07/2016 — Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Joel Barbitta

Com conceito atemporal, projeto mesclou peças de design com mobiliário contemporâneo.

A estética minimalista e moderna desta residência, localizada em Claremont (Austrália), é uma criativa colaboração entre seu apaixonado proprietário e o renomado arquiteto Michael Patroni, da Spaceagency Architects. O projeto, distribuído entre 4 níveis, com elegante design, concebeu mais de 500 m² de espaço útil, a partir de um bloco compacto de 390 m².

O arquiteto desenvolveu um conceito atemporal, como a piscina com lateral em vidro e camadas de sutileza em texturas e acabamento por toda a casa. As limpas e discretas linhas arquitetônicas e os detalhes de design são testamento para a grande obra do arquiteto e uma característica que também norteou o trabalho do designer de interiores Salvatore Fazzari.

“Eu tive muito cuidado para não interferir nas fortes e belas linhas criadas pelo arquiteto e o que estava previsto para a casa desde a fase de projeto. O proprietário me solicitou que ajudasse a valorizar os espaços e eu tive muito cuidado com cada elemento”, declarou.

“A área externa foi particularmente importante nesse sentido. Nós procuramos complementar a arquitetura brincando com as sensações do branco sobre branco e os elementos arquitetônicos que criam uma sensação de calma e pureza proporcionada pela estrutura da casa. Por isso, optamos por um mobiliário que seguisse essa linha clean, moderna e mediterrânea, que ressaltam esses elementos”.

“No interior, em particular na área do living, decidimos aquecer os ambientes, introduzindo tons de madeira, e decidimos compor um mix de peças de mobiliário contemporâneas com alguns clássicos do design de valor histórico, muitos desses desenhados por grandes arquitetos do passado, como a Basket chair, criada por Nanna e Jørgen Ditzel (by Kettal, 1950), a luminária Cestita (Miguel Mila, 1962) e a luminária FAD (1973), todos estes itens que contam uma agradável história e estabelecem uma relação com a natureza arquitetônica da casa” concluiu Salvatore Fazzari.

www.spaceagency.com.au