15/12/2020 — Texto: Agência Brands | Fotos: André Stefano

Projeto idealizado pela arquiteta Carolina Ciola Fonseca trouxe modernidade, funcionalidade e muita iluminação  ao apartamento de 125m²

Ambiente clean, aconchegante, com muita iluminado e modernidade. Assim ficou o apartamento de 125m², localizado na região da Avenida Paulista, após uma bela reforma idealizada com projeto da arquiteta Carolina Ciola Fonseca, do Studio ió Arquitetura. “A dona herdou o apartamento de sua mãe e gostaria de transformá-lo em seu lar, com seus pertences, mas também fazendo uma mescla com os itens que também eram da matriarca. Seu desejo foi modernizá-lo e deixá-lo mais funcional com seu estilo de vida. O resultado foi um espaço ideal para receber a família e os amigos em um ambiente cheio de interação”, explica a arquiteta.




O projeto não alterou elementos estruturais do local. Com isso, foram demolidas paredes não estruturais e surgiu um apartamento com vários ambientes separados em planta aberta. Antes havia uma área de serviço com entrada pelo hall do elevador, quarto e banheiro da área de serviço, cozinha grande, salas de estar e jantar, três dormitórios, um banheiro, uma circulação e uma suíte.

O projeto diminuiu a área de serviço que era um enorme corredor, excluindo o quarto que lá havia, juntou essa área com a cozinha, as sala de jantar e estar e um dormitório para criar um espaço amplo, com ventilação cruzada e planta aberta, onde a separação dos ambientes se dá pelo mobiliário.

Esse novo espaço aberto abrange a cozinha gourmet, adega, despensa, sala estar, sala jantar e sala televisão recheada de esculturas, quadros e enfeites trazidos de viagens.

A circulação de acesso aos dormitórios e banheiro ficou mais curta e ganhou status de galeria com quadros pendurados e iluminação wall washer. O apartamento ainda conta com um dormitório de hóspede, um banheiro social com chuveiro e a suíte master com closet e banheiro.

O projeto é contemporâneo e atemporal, além de trazer ao ambiente características muito fortes de arte, com uma galeria exclusiva, em que a cliente contemplou peças que ela mesma escolheu em leilões, garimpos e da herança de sua mãe. Inclusive, foram instalados oito spots técnicos usados em galerias, da especialista portuguesa O/M. 




Outro ponto que enaltece o projeto, além da modernidade, é a iluminação do espaço, por ser desenvolvido de acordo com a percepção de luz da cliente aliada à iluminação geral, a iluminação específica por função (cozinha, lavanderia, banheiros, closet), iluminação técnica (quadros e esculturas que tiveram destaques) e a decorativa. “Mostramos um projeto com os efeitos do que queríamos iluminar, depois escolhemos as fontes luminosas e por fim as luminárias. O projeto luminotécnico (lighting design) foi desenvolvido para compor o estilo contemporâneo da arquitetura e interiores, mais “clean”, mas com toque moderno e elegante, proporcionando cenários de luz. A boa iluminação além de valorizar o espaço pode contribuir com emoções, sensações, memória afetiva e bem-estar. E ainda de ‘brinde’ uma luminária de piso antiga (peça de acervo da cliente) que foi um charme à parte ao projeto”, revela Carolina.

 

Outros projetos do Studio ió Arquitetura você encontra em www.studioioarquitetura.com ou no Instagram @studioioarquitetura