30/07/2021 — Texto: Prime Comunicação | Fotos: Marcelo Stammer

O bom uso das texturas naturais integra a decoração com a bela vista que divide a atenção dos presentes entre o mar da Praia Mansa e o morro

Os tons suaves da areia e as formas orgânicas das ondas do mar foram inspiração para o projeto de um apartamento de 130m², localizado em Caiobá, no litoral do Paraná. Com a assinatura da arquiteta Alessandra Gandolfi, o apê pertence a um casal jovem, sem filhos, que adora cozinhar e receber amigos.

O projeto abusa de referências da natureza, que reverberam a paixão dos moradores pela praia. Essa admiração serviu de fio condutor para desenvolvimento do projeto, refletindo na seleção de texturas e materiais naturais, como madeira em lâmina natural, corda, palinha, crochês e pedras, que trazem as sensações de paz e aconchego para dentro dos ambientes. Com uma bela vista que divide a atenção dos presentes entre o mar da Praia Mansa e um morro, a sala foi integrada com a cozinha e com a sacada, permitindo maior luminosidade e circulação do ar no espaço. Destaque para o pendente decorativo situado sobre a mesa, que lembra as ondas do mar, para o sofá que leva a assinatura de Jader Almeida e pela estante, desenhada pela própria arquiteta.

Na cozinha, a sobriedade dos tons neutros divide espaço com um volume em laca azul, trazendo um toque de personalidade ao ambiente. Os armários também otimizam o armazenamento de itens da mini lavanderia, oferendo maior organização e praticidade.

Outra particularidade que auxilia na coesão do projeto é o uso de revestimentos para além do piso. Porcelanatos que remetem a areia e as ondas do mar estão presentes nas paredes e até nas cabeceiras das camas, nos quartos. A escolha, além de conferir unidade ao ambiente, também facilita a limpeza e a manutenção.

Na área íntima, o quarto de casal assume protagonismo com parte do mobiliário desenhado pela profissional, como o armário com portas em palinha, que reúne estética e funcionalidade, ao permitir a circulação do ar dentro do móvel. Além disso, o grande destaque fica por conta da pedra natural Azul Macaúbas, localizada atrás da cama, que traz toda a força da beleza bruta para dentro do ambiente.

Alessandra Gandolfi Arquitetura e Interiores – Curitiba-PR – www.alessandragandolfi.com.br@alessandragandolfi_