12/09/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Leonardo Finotti

“Casa Verde” é uma suíte de 120m², totalmente sustentável que faz parte do luxuoso Felissimo Exclusive Hotel, situado a 500 metros da Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, Santa Catarina

O projeto é assinado pelo arquiteto Jobim Carlevaro, com design assinado por Jader Almeida. A suíte é uma construção feita com um conceito cubista e fechamentos em madeira e fachada envidraçada, criando uma interação e conexão maior com a natureza local.

A ideia para a criação da suíte surgiu do diretor e proprietário do Felissimo, Terence Schauffert, que acredita na importância de investir em boas práticas de sustentabilidade na hotelaria, sem abrir mão do conforto e alta tecnologia. O resultado é a Casa Verde – ou, “Casa do Futuro”, como Terence gosta de intitular, uma suíte que explora a criatividade arquitetônica e conexão com a natureza.

Para garantir conforto térmico aos hóspedes e eficiência energética, além de contribuir para o design sofisticado, a Cebrace, maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul, fez toda a fachada da Casa Verde com a aplicação do vidro de proteção solar para residências da linha Habitat, que é capaz de barrar até 70% do calor e 99,6% dos raios UV.

“Temos ali vários benefícios aliados: conforto térmico, segurança, redução do consumo de energia e, ainda, um design diferenciado. Os modelos da linha Habitat envolvem nanotecnologia e recebem camadas de óxidos metálicos, como titânio e níquel, que ajudam a reduzir a temperatura interna em até 10 graus, tornando o produto essencial para obras como essa”, afirma a coordenadora da linha, Luciana Teixeira.

Além disso, outras soluções foram adotadas para minimizar o impacto ambiental e valorizar a ecoeficiência energética da Casa Verde, como por exemplo a automação inteligente, placas solares para aquecimento de água (com apoio à gás) e fornecimento de energia elétrica, madeiras certificadas, isolamentos acústico e térmico que possibilitam a redução em até 13 graus na temperatura do interior em dias quentes, permitindo assim que os aparelhos de ar-condicionado trabalhem com mais eficiência e baixo consumo.

Segundo Terence, a Casa Verde virou um exemplo tão positivo de gestão sustentável, que pretende expandir essa experiência para todo o restante da estrutura do Felissimo Exclusive Hotel. “A gente quis trazer para essa unidade o que há de melhor em termos de sustentabilidade, eficiência energética e consumo de água, e deu muito certo. A Casa Verde é o ponto de partida para iniciarmos uma gestão sustentável em todo o hotel”, completa.

Além disso, a suíte Casa Verde se tornou um case importante no mercado hoteleiro sobre a necessidade urgente de mostrar para os empreendedores que adotar boas práticas de sustentabilidade no setor pode aumentar o lucro a médio e longo prazo, não apenas pela economia de gastos, mas principalmente porque as pessoas já estão dispostas a investir mais em empresas que dão uma atenção especial ao meio-ambiente.

Para saber mais, acesse: www.felissimoexclusivehotel.com.br