29/11/2017 — Texto: Index Assessoria | Fotos: Gabriel Castro

Todos Arquitetura apresenta Studio Sol. Projeto se destaca pela tecnologia de ponta aplicada na arquitetura.

Todos Arquitetura, escritório formado por Fabio Mota, Lais Delbianco e Mauricio Arruda, em coautoria com Guto Requena, assina projeto do Studio Sol, empresa de tecnologia que comanda os sites líderes em música no Brasil como Cifra Club, Letras.mus.br e Palco MP3.

Com 500m², o espaço foi projetado para ser a segunda casa dos funcionários e, para isso, conta com tecnologia de ponta aplicada na arquitetura e diversas tipologias para ambientes de trabalho. A construção recebeu certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) por suas soluções energéticas, desde a iluminação até os eletrodomésticos e computadores.

Com mais de cinco milhões de acessos diários, o Studio Sol abrigará seu staff de 60 profissionais em um dos escritórios mais descolados de Belo Horizonte, MG. Para o projeto, foi realizada uma pesquisa entre os funcionários sobre seu espaço de trabalho anterior, bem como um profundo mergulho na marca, de onde foram levantadas as diretrizes que guiaram a ideação do projeto.

O conceito principal foi trazer figurativamente as curvas de ondas sonoras por meio de elementos de forro, criando uma intervenção marcante. Formado por caixas de madeira em diferentes tamanhos, o forro, além de possuir propriedades acústicas, conta também com iluminação automatizada que se transforma de acordo com o cenário desejado.

A concentração de pessoas guiou as paginações das caixas no forro e do piso: as caixas são mais baixas e adensadas nas áreas onde existe maior aglomeração de pessoas e mais altas e pulverizadas nas áreas de circulação, criando uma ondulação que cobre todo o espaço.

O escritório hospeda recepção, ilhas de trabalho para os colaboradores de cada site, além de salas para reuniões formais e informais, que incentivam o brainstorming da equipe, além de ambientes mais reservados. As ilhas de trabalho possuem mesas e assentos em diferentes tipologias, seja para momentos de concentração, seja para pequenas reuniões informais.

Ao longo do perímetro da grande área aberta de trabalho, sofás, iluminação e vegetação sugerem momentos de relaxamento e descontração, ao mesmo tempo em que também podem ser usufruídos na área de descompressão e cozinha.

Já nas salas reservadas, instrumentos musicais atirantados ao teto fazem as vezes de forro criando uma atmosfera lúdica para cada sala. As paredes foram revestidas com painéis de marchetaria que remetem aos estúdios de gravação da empresa e nas portas de entrada das salas, existem backlights que as intitulam com palavras e nomes do universo musical.

Um aquário de vidro com cortinas automatizadas, que ora revelam, ora escondem seu interior, forma a principal sala de reunião, equipada com tecnologias de áudio e vídeo, além de mobiliário de apoio a reuniões e iluminação dimerizável.

Cozinha, copa e sala de TV formam a área de descompressão, que consiste em um grande volume vermelho suspenso que abriga todos os equipamentos e aparelhos utilizados nesse ambiente. Na copa, estão longas mesas com bancos e cadeiras e, ao lado, a área de jogos e vídeo game com sofá, poltrona, um balanço e equipamentos musicais.

O acesso aos banheiros se dá por meio de um corredor tecnológico retroiluminado com linguagem de programação de computadores, habitualmente utilizada pelo staff da empresa. Esse mesmo artifício é usado dentro dos toaletes, onde a cor da luz se modifica de acordo com o consumo de água, alertando para seu uso consciente. A cor verde significa que está tudo ok, o amarelo pede atenção e o vermelho sinaliza a necessidade de economia urgente.

Todos Arquitetura
www.todos.net.br

Guto Requena
www.gutorequena.com