04/05/2018 — Texto: AtitudeCom | Fotos: Rodrigo Ramirez

A residência, localizada em Curitiba, com cozinha rústica, quartos com LED e uso abundante de vidro, conta com uma paleta clean e tons pastéis.

Localizado em um ponto alto da cidade de Curitiba, no Paraná, possibilitando uma bela vista em um skyline, a residência de 380 m² assinada pela arquiteta Patrícia Azoni, conta com uma decoração sofisticada e moderna. Para os moradores, um casal e três filhas, o grande pedido foi a integração dos ambientes internos, além de uma garagem ampla e de fácil acesso.

Dividido em três andares, o primeiro pavimento abriga a cozinha da casa. Segundo Patrícia, a cor escolhida para o ambiente foi o branco. “O casal gostaria de um espaço clean e, ao mesmo tempo, aconchegante. Por isso, a escolha da mesa em vidro com cadeiras de couro. O destaque, porém, está na cristaleira que já era do casal”, explica. Para compor o cômodo, a arquiteta apostou em eletrodomésticos em inox, como a geladeira e o fogão. A madeira marcou presença no restante dos móveis.

O pavimento térreo conta ainda com a sala de jantar totalmente branca, com uma escada em mármore e uma mesa com cadeiras pretas. A parte da churrasqueira dentro da casa, segundo Patrícia, foi escolha dos próprios moradores. Totalmente rústica, a profissional apostou no uso da madeira, presente nos armários de baixo da pia, na bancada, em um painel que pega uma parede inteira e no teto.

O projeto recebe muita luz natural em todos os cômodos da residência. Na escadaria, que liga o térreo ao segundo andar e ao sótão, foram feitas grandes aberturas em vidro lineares e paralelos.

Já o segundo pavimento conta com quatro quartos e três banheiros. De acordo com a arquiteta, o que une o andar inteiro é a decoração linear entre eles. Todos os quartos, que são suítes, possuem uma semelhança, a luz LED azul no teto, preferência dada pelas crianças.

Para a suíte máster, usada pelo casal, a madeira, presente também no restante da casa, marca presença no piso e em uma bela divisória que acomoda a televisão e divide o quarto do closet e banheiro. Já o quarto da filha mais nova, conta com móveis brancos e LED que contornam todo o teto, em duas intensidades de luz. Por fim, as duas filhas mais velhas possuem dois quartos idênticos com detalhes em branco e rosa.

Em relação aos banheiros, Patrícia comenta que esses cômodos foram os mais desafiadores do projeto. “A residência conta com uma quantidade generosa de banheiros, são seis ao todo. Seguindo o desejo dos moradores, todos os ambientes precisariam seguir a mesma linha clean”, conta.

A solução, segundo Patrícia, foi apostar em paredes e móveis brancos, muito espelho e boxes com um design arrojado e leve, por isso, a escolha da Ideia Glass. Na suíte máster, com 7,9 m², o diferencial está no tampo com duas cubas, luz natural, banheira de hidromassagem e box espaçoso.

Para o banheiro do casal, optei por duas opções de banho, a banheira, para os momentos em família e de relaxamento e o box para o dia-a-dia. A maior necessidade foi encontrar produtos que comportassem a família de cinco integrantes, já que haviam oportunidades de as filhas tomarem banho com os pais. Encontrar um box com amplo espaço interno foi essencial para o projeto, por isso, o modelo Elegance foi o escolhido”.

Patrícia conta que para os banheiros das meninas, os mesmos elementos de luz natural, branco e espelho foram usados, a diferença está em detalhes rosas, em cima da bancada, e o box com vidro colorido.

“O banheiro das filhas é menor e, por isso, optei por um modelo mais econômico da Ideia Gass, o Encanto. A escolha pelo modelo da marca foi de suma importância pelo design, as roldanas aparentes e o material em latão. Além disso, a empresa me dá a possibilidade de brincar com o vidro, desde o transparente até o colorido”, conta a arquiteta.

www.patriciaazoni.com