Reforma completa de cobertura de 267 m², marcada por uma paleta sóbria com pontos de cor, texturas e materiais em equilíbrio.

A busca pela morada perfeita levou o casal até a ampla cobertura de dois andares e 267 m². Apesar de precisar de algumas mudanças no layout, a oportunidade era boa, e eles não deixaram escapar.

“A planta não atendia às necessidades do cliente e por isso foi praticamente refeita. Apesar da boa área disponível, os ambientes eram pequenos e compartimentados”, revela a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores.

Demolir a parede entre a sala e a antiga varanda frontal foi o ponto de partida para criar o grande espaço de receber, pedido pelo casal que desejava ter um lugar para reunir os convidados de maneira mais formal. O ambiente composto por sala de jantar e estar foi projetado em uma paleta neutra, em que predominam os tons fendi, branco e preto.

Ainda na área social, o lavabo apresenta poucos elementos, porém marcantes. O piso de Silestone Azul Stellar dá a personalidade ao ambiente que, juntamente com a torneira de teto e a cuba prateada, deixa a composição arrojada.

O home theater, espaço de convivência diária da família, conta com um generoso sofá com muitas almofadas e que acomoda a todos com máximo conforto. Para valorizar o ambiente e garantir maior o conforto visual, Cristiane apostou em um projeto luminotécnico diferenciado.

Os circuitos de iluminação proporcionam cenários diversos, inclusive luz indireta para deixar o ambiente aconchegante e convidativo. O forro de gesso foi executado com placa acústica para conferir isolamento acústico sob medida”, explica Cristiane, que desenhou ainda o armário sob a escada, onde os moradores armazenam itens como mantas e almofadas.

A cozinha, outro desafio da reforma, passou por mudanças na configuração. Já que a porta de acesso à área social ficava em frente ao elevador, a arquiteta reposicionou a entrada, abriu uma porta para o home theater, ambiente isolado do living, e outra diretamente para a sala de jantar, dessa maneira. O destaque do cômodo ficou por conta da área para refeições do dia a dia, em que o porcelanato geométrico e a mesa vermelha roubam a cena. Armários e bancada foram planejados sob medida em diversos tons de cinza para não competir com o restante dos acabamentos.

A deliciosa área gourmet não existia na planta original. Antes, havia apenas uma área aberta e sem função. Para torná-la funcional, Cristiane começou pela criação da cobertura com estrutura metálica, além de fechar os vãos com janelas. No pé-direito duplo, um teto de vidro permite a entrada de luz. Para ter praticidade, a varanda gourmet reúne cooktop, forno elétrico, geladeira para bebidas, churrasqueira e forno a lenha.

“Busquei uma linguagem arrojada com toque de rusticidade, por isso apostei nos revestimentos de porcelanato que imitam o aço corten e cimento queimado. A descontração ficou por conta das cores vinho e laranja. Madeira, preto e cobre completam os acabamentos”, diz.

Na área íntima, a suíte master surgiu após a junção com a varanda, e uma paleta suave, ampliando assim a metragem do espaço do casal. Atrás da cama está o closet e em frente à cama, as portas do armário contam com uma tecnologia que permite ver a TV, escondida no móvel.

Como a moradora trabalha muito em casa, essa bancada isolada das crianças ajuda muito na rotina. A marcenaria planejada facilita o trabalho. Nos gavetões ficam acomodados todos os documentos da casa e do trabalho”.

No banheiro do casal, o boxe e a bancada ficaram bem espaçosos, enquanto a grande cuba com dois misturadores facilita a rotina dos dois. O Mármore Marrom Imperial é o destaque do ambiente e está presente nos mosaicos de mármore e na bancada.

Optamos por uma bacia sanitária onde a caixa acoplada fica embutida na parede. Assim aliamos a estética mais limpa com a sustentabilidade da economia de água, já que todos os metais possuem tecnologia de economia de água.”

O quarto do filho mais novo, de apenas três anos, foi projetado para perdurar por muito tempo. A cama e a bancada de estudos atendem a qualquer idade, enquanto os nichos e os armários podem ser trocados a qualquer momento, conforme mudem as necessidades. “Pensamos num ambiente alegre e lúdico, com elementos de super-heróis que ele tanto gosta”.

Já o quarto da menina, de seis anos, tem espaço de sobra para que ela possa brincar e receber as amiguinhas. Como conta com um closet, não precisou acomodar armários. ”Ela dispõe de cama, bancada de estudos, penteadeira, além da poltrona, que completa as necessidades da menina. A paleta inclui tons pastel, escolhidos para combinar com a personalidade dela, que é muito delicada e feminina”.

www.cristianeschiavoni.com.br