21/12/2020 — Texto: Lara Savana | Fotos: Leo Soty

A reforma no apartamento teve o intuito de mostrar diversas possibilidades de mudança gastando pouco e usando materiais facilmente adaptáveis

Com um apartamento alugado, Amanda, que nas redes sociais é conhecida como @canseideserblogger, procurou o escritório House Arquitetos para dar vida às suas ideias e realizar a reforma em seu apartamento em um cantinho que fosse a sua cara. “Uma amiga veio morar comigo e então decidimos mudar a decoração do apartamento para algo que representasse nós duas, e pra isso contamos com a ajuda de profissionais que transformaram nossas ideias em realidade”, conta.




Segundo os arquitetos responsáveis pela obra, a premissa da reforma se deu a partir do fato da impossibilidade de alterar a estrutura do local. “O apartamento é alugado então nosso projeto se baseou em mudanças que pudessem ser facilmente revertidas, caso o proprietário pedisse no final do contrato de locação, e que as meninas pudessem levar para outro apartamento, se um dia precisassem sair de lá”, explica Gabriel, sócio da House Arquitetos.

A primeira mudança foi pintar as paredes, que antes eram brancas em todos os cômodos. Nas salas de estar e de jantar foram feitos desenhos geométricos que se dividiram em três cores: Cesto de palha (que é o amarelo mais claro), Esconderijo (que é o tom mais grafite) e Lona de circo (que é o tom mais rosado/salmão). Todas as tintas foram fornecidas pela Tintas Pig.

Os móveis foram feitos sob medida pela Jacob Marcenaria, que desenhou cada peça já sabendo da possibilidade das moradoras precisarem levar para outro apartamento. “Fizemos todos os móveis planejados com compensado virola, de uma forma adaptável em outros ambientes, se necessário”, explica Renan, sócio da RC Marcenaria.




A decoração foi toda refeita a partir de peças da Allana Bacci – Home Decor, desde quadros, plantas artificiais e objetos decorativos, tudo pensado para deixar o apartamento mais aconchegante e com a assinatura das moradoras em cada cantinho.

O sofá da sala também foi trocado por um estofado de três lugares, na cor grafite, da America Estofados, que conversa com a pintura das paredes. Em baixo da televisão também foi criado um aparador, feito a partir de madeira e bloco, criando uma quebra no ambiente, mesclando um design moderno e rústico ao mesmo tempo.

No quarto da influencer, para otimizar o espaço, os arquitetos optaram por utilizar toda a parede do fundo como guarda-roupas. “Já que não era possível criar um closet, nós criamos um armário aberto, onde ela encontra com mais facilidade suas peças de roupas e sapatos, sem perder o design moderno que ela gosta”, explica Gustavo, sócio da House Arquitetos.




No quarto da amiga que divide o apartamento com a blogueira, o espaço também foi otimizado: os arquitetos separaram o espaço de descanso e home office, já que ela trabalha a maior parte do tempo no apartamento. No banheiro, para trazer mais vida e modernidade, foi colocado adesivo em parte do azulejo e uma planta especial para ambientes úmidos.

Todas as plantas e vasos decorativos do apartamento foram feitos sob encomenda pelo @feitopelagre, que foi até a casa das meninas e avaliou qual planta se adequava melhor em cada ambiente.

A reforma no apartamento também contou com a ajuda do Barcelona Lar e Construção para realizar toda a parte de iluminação, chuveiro, ventiladores de teto e detalhes mais técnicos da obra.

Para saber mais sobre o projeto, assista ao vídeo publicado pela @canseideserblogger em suas redes sociais ou acesse a página do escritório que idealizou a reforma: @housearquitetos.

Fornecedores


House Arquitetos

Gabriel Santos

Arquiteto e Urbanista – CAU – A173862-3

Gustavo Cruz

Arquiteto e Urbanista – CAU – A172878-4